clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 10/01/2011 14h23min

Santana do Livramento assina decreto de situação de emergência

Município aguarda que Defesa Civil do Estado homologue o documento

Guilherme Mazui  |  guilherme.mazui@zerohora.com.br

O prefeito de Santana do Livramento, Wainer Machado, assinou às 13h desta segunda-feira o decreto de situação de emergência devido à estiagem. Com a seca, o município da Fronteira Oeste tem perdas nas lavouras e no rebanho bovino, além de enfrentar falta d'água em localidades do interior.

Após a assinatura do documento, que engloba somente a zona rural, a prefeitura aguarda a vistoria da Defesa Civil, marcada para amanhã. Conforme o parecer dos técnicos, o órgão homologa a situação. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e o Ministério da Integração Nacional já foram notificados da decisão.

- Com a seca, estimamos que as perdas cheguem a R$ 240 milhões ao longo do ano — afirma o prefeito Wainer Machado.

Sem chuvas regulares nos últimos meses, Livramento começou a tratar do assunto no dia 23 de dezembro. A precipitação do dia 24, cerca de 40 milímetros, não amenizou a situação. Em janeiro foram 22 milímetros de chuva. A média do mês é de 110.

O levantamento feito pelo município indica perda de 60% dos 6 mil hectares de milho plantados. Dos 12 mil hectares de soja, quebra de 15%. Na bacia leiteira a redução da produção já é de 40%. E cerca de 20 mil terneiros deixarão de nascer devido à perda de peso do gado.

- Precisamos de ajuda logo. Suporte para o campo, envio de caminhões-pipa para abastecer as famílias do interior. A situação é preocupante — frisa o prefeito.

Até o momento três cidades gaúchas estão em situação de emergência: Candiota, Pedras Altas e Herval. Além de Livramento, o município de Hulha Negra, na Campanha, aguarda a homologação do seu decreto.

Veja a localização das cidades em situação de emergência no mapa:
Visualizar Mapa da estiagem no RS em um mapa maior

ZERO HORA
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.