clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 07/01/2011 10h57min

Pinheiro Machado também deve decretar emergência nos próximos dias

Estiagem está causando prejuízos na pecuária e na agricultura

A situação dos produtores rurais de Pinheiro Machado, na Campanha, preocupa a administração municipal, que deve decretar estado de emergência nos próximos dias. A Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente está realizando um levantamento de dados no município para contabilizar as consequências da seca em diversas propriedades rurais, que já apontam prejuízos na colheita de hortigranjeiros e na bacia leiteira.

A prefeitura encaminhou à Companhia de Pesquisa de Recursos Naturais um documento solicitando os dados pluviométricos da região de Pinheiro Machado a partir dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2010.

O prefeito Luiz Fernando Leivas afirma que Pinheiro Machado vem mantendo o monitoramento às propriedades atingidas desde novembro de 2009.

— Durante este ano aprofundamos o programa que tem a meta de beneficiar 200 unidades com a abertura de microaçudes em pequenas e médias propriedades, totalmente realizadas com recursos próprios. Esta tem sido uma forma de garantir o abastecimento nas propriedades — diz o prefeito.

De acordo com Leivas, se não houver uma grande precipitação nos próximos dias, não haverá outro caminho a não ser decretar situação de emergência, como já fizeram Candiota, Herval e Pedras Altas.

Hoje à tarde, representantes de 12 municípios do Sul e da Campanha se reúnem com a Defesa Civil, Emater e secretários de Estado para definir medidas assistenciais.

Veja a localização das cidades em situação de emergência no mapa:
Visualizar Mapa da estiagem no RS em um mapa maior

Dados da Estiagem

Município Situação Pessoas atingidas
Candiota Decretada situação de emergência em 22/12/2010 8.766
Pedras Altas Decretada situação de emergência em 29/12/2010 2.218
Herval Decretada situação de emergência em 03/01/2011 3.757

Total

Municípios em situação de emergência 3
Pessoas afetadas pela estiagem 14.741

ZEROHORA.COM
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.