| 11/11/2010 08h48min
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Os donos de carros licenciados em Santa Catarina pagarão menos IPVA em 2011. A redução média deve ficar em 6,5% na comparação ao imposto pago em 2010. A queda do tributo também está ajudando a alavancar as vendas dos carros usados no Estado.
Santa Catarina tem a menor alíquota de IPVA em comparação aos vizinhos: 2% sobre o valor de mercado do veículo. No Paraná, a cobrança é de 2,5%, no Rio Grande do Sul, 3%, e em São Paulo, 4%.
Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, este ano foram arrecadados R$ 780,6 milhões em IPVA, um incremento de 8,57%, em relação ao montante arrecadado no mesmo período de 2009. Para 2011, a previsão é que a receita com o tributo suba para R$ 985 milhões, o que representará um acréstimo de 21,6%. A arrecadação é fechada sempre após outubro, mês 10 do calendário, que corresponde às placas com final zero.
A frota atual em Santa Catarina é de 3,3 milhões de veículos, dos quais 2,1 milhões são tributados. Carros com ano de fabricação anterior a 1985, táxis e motos de até 200 cilindradas (sem multas) são isentos.
— Temos a menor alíquota de imposto do país em Santa Catarina e também o menor índice de inadimplência — observa o secretário da Fazenda, Cleverson Siewert.
Clique aqui e veja a tabela da redução por veículo
Na avaliação dele, além do perfil de bom pagador do contribuinte catarinense, as facilidades de pagamento por meio eletrônico e o parcelamento sem juros favorecem a arrecadação.
Venda de usados cresce 12% este ano
Siewert lembra que 50% do valor da arrecadação é repassado, no ato do recolhimento, para o município em que o veículo estiver emplacado. Para calcular o valor do IPVA, a Secretaria da Fazenda usa como base de cálculo o valor de mercado do veículo, que segundo pesquisa efetuada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), durante o exercício de 2010, registrou uma variação média negativa de 6,5%.
O gerente de arrecadação da Fazenda, Nilson Scheidt, explica que as principais causas da redução foram a entrada de carros importados e de motos chinesas no mercado brasileiro, mais baratas do que as nacionais, movimento que acabou puxando a média dos preços para baixo.
A desvalorização dos carros usados também colaborou para a redução do IPVA, de acordo com o diretor regional da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave/SC), Sérgio Werner.
— Para o mercado é bom. Quanto mais barato e com menos custo de IPVA, maior a comercialização de carros. A projeção para o crescimento na vendas de seminovos para 2010 era de 8%. Mas vamos fechar o ano com 12% de crescimento. Para 2011, o mercado segue aquecido, com crescimento projetado em 11% — diz.
A expectativa de elevação nas vendas de carros novos também não fica para trás. Era de 7%. Em outubro, passou a 9%. Agora, fala-se em 12% até o final do ano. Para 2011, a estimativa é menor, crescimento de 4%.
O IPVA pode ser recolhido no Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Caixa Econômica Federal, Unibanco e Sistema Bancoob. O documento de arrecadação pode ser impresso pelo site do Detran ou da Fazenda com fornecimento dos números da placa e do Renavan.