| 10/11/2010 12h57min
Munidos de pranchas de surf, um grupo de aproximadamente 100 surfistas e ambientalistas realizou, na tarde desta quarta-feira, um protesto na porta da Assembleia Legislativa para pedir o fim das redes de pesca no Litoral. No dia 1º de novembro, o estudante de Administração de Empresas Thiago Rufatto, 18 anos, foi a última das 49 vítmas das redes desde 1978.
Os surfistas carregavam um manifesto para ser entregue ao presidente da Assembleia e, posteriormente, se encaminharam ao Ministério Público.
— O movimento Onda Sem Rede cogita entrar ainda esta semana com uma ação judicial para suspender o uso das redes que matam surfistas em toda a costa gaúcha, para evitar que a omissão dos políticos continue fazendo vítimas — informou Nalu Machado, umas das organizadoras.
— Está na hora de se enfrentar e acabar com a hipocrisia de que essas redes são o ganha-pão de famílias pobres. Nosso litoral hoje vive é de turismo, e esse turismo está ameaçado pela continuidade da matança estúpida de nossos jovens pelas redes abandonadas ao longo da costa sem sinalização nem cuidado — enfatiza.