| hmin
A melhor defesa da Série B do Campeonato Brasileiro será testada a partir das 20h30min deste sábado, dia 7, diante do poderoso ataque do América, em Natal. Em seis jogos, o time potiguar já marcou 13 gols. Uma prova de fogo para a solidez do sistema defensivo do Avaí, o mais eficiente do torneio.
A zaga azurra sofreu apenas quatro gols. Dois em cobranças de pênalti (Botafogo e Mogi Mirim), outro em um lance controverso (o goleiro Gustavo teria sofrido falta no lance que originou o gol do Gama) e um único em jogada trabalhada (União São João).
Ou seja, o ataque pode não estar resolvendo, mas a defesa vai bem. Como toda boa defesa começa com um bom goleiro, a do Leão não foge à regra. Gustavo comanda a zaga, orienta o posicionamento e tem feito intervenções importantes.
E ainda por cima tem sorte. Contra o Gama, viu a penalidade cobrada por Cléber estourar na trave esquerda.
– Espero que a gente tenha sorte contra o América-RN para conseguir a primeira vitória fora de casa – disse o jogador.
A zaga conta com uma dupla perfeitamente entrosada e que já brilhou unida no Juventude, há três anos. Marcão, de 29 anos, e Max Sandro, de 30, formam uma muralha de experiência, força e disciplina.
Os dois quase não recebem advertência dos árbitros (Marcão tomou o primeiro cartão amarelo na última rodada). Uma garantia de segurança, mesmo contra um dos melhores ataques da competição.
– É um duelo à parte. Temos que conversar bastante para neutralizar o ataque adversário – contou o capitão Max Sandro.
Para o volante Alexandre Silva, o leão-de-chácara que vigia a entrada da área azurra, o segredo para o desempenho do sistema defensivo é a união da experiência com o preparo físico.
– A nossa preparação física foi muito boa, e isso faz diferença. A gente pode antecipar a jogada e chegar na frente do adversário, evitando as faltas e os cartões – afirmou.
O técnico Lula Pereira mexe em apenas uma posição na equipe, com a volta do titular Fábio Vidal à lateral esquerda.
As informações são do Diário Catarinense.