| 15/08/2010 20h28min
Depois de 10 partidas sem conseguir uma vitória, o Grêmio derrotou o Goiás por 2 a 0 neste domingo, em jogo válido pela 14ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, o Tricolor subiu algumas posições na tabela de classificação e, depois de cinco rodadas, deixa a zona de rebaixamento.
O grande nome da partida foi o volante Willian Magrão. Vestindo a camiseta de número 9, o jogador teve um domingo de atacante e marcou os dois gols da partida. O primeiro foi aos 33 minutos do primeiro tempo. O segundo aos 18 da etapa final.
Agora, o Grêmio tem 15 pontos ganhos e ocupa a 15ª colocação no Brasileirão de 2010.
O jogo
O técnico Renato escalou o Grêmio no esquema 3-6-1 diante do Goiás e com Souza usando a braçadeira de capitão, que nos tempos de Silas era usada pelo goleiro Victor. Sem as melhores condições físicas, Borges ficou no banco de reservas. Jonas foi o único atacante.
Jogando pela Copa Sul-Americana, na quinta-feira, o Grêmio foi derrotado pelo mesmo adversário deste domingo. Mas o confronto entre as equipes pelo Campeonato Brasileiro foi completamente diferente do verificado no meio da semana pela competição continental. O primeiro tempo de jogo neste domingo não foi de total domínio tricolor, mas foram dos gaúchos as melhores chances e o único gol até o intervalo.
Neuton, Douglas e Willian Magrão, que haviam ido muito mal na estreia do técnico Renato, desta vez, foram destaques. Atuando como zagueiro pela esquerda, Neuton controlou o rápido ataque goiano e ainda mostrou categoria no campo ofensivo. Aos 22 minutos, depois de driblar toda a defesa adversária, faria um golaço se Rafael Tolói não salvasse em cima da linha.
O meia Douglas deu o toque de qualidade ao meio-campo tricolor. Contestado pela torcida, o jogador foi combativo e ganhou aplausos quando deixou o campo no final do segundo tempo. Durante todo o duelo, com passes rápidos, deixou companheiros em condições de marcar. Ele ainda foi o autor das duas cobranças de faltas que resultaram nos gols de Willian Magrão.
O primeiro foi aos 33 minutos. Willian Magrão arrancou em velocidade pela meia direita. Na entrada da área, foi derrubado. Douglas cobrou com maestria. A bola explodiu no poste e voltou justamente onde estava o prata da casa. De voleio, o volante, que usava a camisa 9, pegou de primeira e abriu o placar: 1 a 0. Muito antes disto, logo no primeiro minuto do confronto, Magrão já havia desperdiçado excelente chance de dentro da área.
Com a vantagem, a confiança que estava faltando aos jogadores do Grêmio nos últimos jogos voltou. O time não deu chances ao Goiás para buscar o empate até o final do primeiro tempo.
Willian Magrão vive dia de centroavante
O Grêmio retornou com o mesmo time para o segundo tempo e poderia ter ampliado logo aos quatro minutos. Jonas fez um belo lançamento e deixou Willian Magrão completamente livre na cara do gol. O chute saiu com defeito e o goleiro Harlei fez a defesa.
Willian Magrão parecia mesmo viver um dia de atacante. Depois de marcar um gol com um chute, ele ampliou de cabeça. Aos 18 minutos do segundo tempo, em nova cobrança de falta feita por Douglas, o volante subiu lá em cima e decretou o 2 a 0 para o Grêmio.
Depois do segundo gol dos donos da casa, o técnico Emerson Leão resolveu fazer três alterações. Felipe, Otacilio Neto e Roemrito foram para o jogo nas vagas de Bernardo, Wellington Monteiro e Everton Santos. A produção ofensiva dos visitantes aumentou um pouco, já que o primeiro chute do Goiás havia sido dado aos nove minutos da segunda etapa, mas nada que preocupasse o goleiro Victor.
Renato colocou em campo Leandro e Borges, para que os dois recuperassem o ritmo de jogo. Por pouco o Grêmio não ampliou ainda mais o placar no final. Mas nem precisava. O que a torcida queria já estava conquistado. Uma vitória depois de muito tempo e os três pontos que darão tranqulidade ao técnico Renato neste começo de trabalho.
A agenda do Grêmio no Brasileirão:
Gols: Willian Magrão, aos 33 do primeiro tempo e aos 18 do segundo tempo. Cartões amarelos: Edilson e Leandro (Grêmio); Bernardo, Rafael Toloi, Valmir Lucas eAmaral (Goiás). Estádio: Olímpico, em Porto Alegre. Data: 15/08/2010. Árbitro: José Henrique de Carvalo-SP. Auxiliares: Kléber Lucio Gil-SC e Guilherme Dias Camilo-MG. Público total: 11.469. Renda: 162.588,50. |
|
GRÊMIO 2 | GOIÁS 0 |
---|---|
Victor, Ozéia, Rafael Marques e Neuton; Edilson (Borges), Ferdinando, Willian Magrão, Souza (Leandro), Douglas (Fernando) e Fábio Santos; Jonas. | Harlei, Wendel Santos, Valmir Lucas, Rafael Toloi e Júnior; Amaral, Jonilson, Wellington Monteiro (Romerito) e Bernardo (Felipe); Everton Santos (Otacílio Neto) e Pedrão. |
Técnico: Renato Gaúcho. | Técnico: Emerson Leão. |