| 12/08/2010 11h19min
A boa fase do Inter impressiona o Brasil. O apresentador e comentarista Marcelo Barreto, do canal nacional SporTV, publicou em seu blog um texto intitulado "a época colorada". Ele relata que nunca havia viajado a Porto Alegre antes de trabalhar no SporTV, e hoje a capital gaúcha é um dos lugares que ele mais visitou, uma vez para cobrir o Grêmio na final da Libertadores 2007, outra para o jogo da Seleção contra o Peru em 2009, e todas as outras em função do Inter.
"No Beira-Rio, vi jogos decisivos pela Libertadores, pela Sul-Americana, pela Recopa. E assisti às festas de todas essas conquistas, além da maior de todas, a que recebeu os jogadores campeões mundiais. Sempre voltei de lá pensando a mesma coisa: estamos vivendo uma época em que é muito bom ser colorado."
Barreto argumenta que muitas épocas foram marcadas por times de grandes craques, como o Santos de Pelé, o Botaogo de Garrincha, o Flamengo de Zico e o Inter de Falcão. Porém, no século 21, quando os jogadores chegam a trocar de time a cada semestre, o Inter consegue se manter vencedor durante muito tempo devido a uma "cultura".
"Já não se faz mais um time vitorioso só com a descoberta de um craque, mesmo que seja o maior de todos. Nem com a manutenção de um técnico, ainda que muitos o considerem também o melhor que já houve. Manter-se competitivo e vitorioso, no futebol, exige cada vez mais. O Inter não ganha todas, mas está sempre entre os candidatos. O time que virou o segundo tempo de uma final na casa do adversário tinha jogadores acostumados a grandes decisões, mas tinha também jovens promissores. Para nenhum deles, porém, aquilo era novidade. Eu acredito em cultura vencedora no futebol."
O jornalista se programa para nova viagem semana que vem a Porto Alegre, quando o Inter decide a Libertadores na noite de quarta, contra o Chivas Guadalajara, precisando apenas de um empate.
Em audioslide, o brilho da estrela de Giuliano:
Tudo sobre Chivas x Inter no blog Final da Libertadores, direto do México
Vídeo especial: o caminho do Inter até a decisão
"Sempre voltei de Porto Alegre pensando a mesma coisa: estamos vivendo uma época em que é muito bom ser colorado", disse Marcelo Barreto
Foto:
Ricardo Duarte