| 27/07/2010 07h10min
A atividade de técnico de futebol está sujeita a fortes emoções e variações. Em um campeonato como o Brasileirão, então, tudo pode mudar de uma rodada para outra. Após 11 jogos, muitos times já trocaram de treinador. Outros estão a perigo. Alguns privilegiados têm seus cargos garantidos por algum tempo.
Confira a cotação atual:
• OS GARANTIDOS
Muricy Ramalho - Fluminense
Depois de não liberar o técnico para a grande oportunidade na Seleção Brasileira, o Fluminense não teria a cara de pau de demiti-lo em caso de insucesso. A campanha do time no Brasileirão até agora também não dá motivos para troca.
Celso Roth - Inter
Visto com desconfiança quando anunciado pela direção para o lugar e Jorge Fossati, revolucionou o time do Inter. Com um esquema privilegiando a qualidade dos meio-campistas, recuperou o futebol dos atacantes Taison e Alecsandro, e ainda fortaleceu a defesa. Começou com uma série de quatro vitórias consecutivas. Já é possível dizer que, mesmo com um fracasso diante do São Paulo, ele deve permanecer no cargo.
Felipão - Palmeiras
Maior contratação de técnico do futebol brasileiro nas temporada. Felipão recusou propostas da Europa e do Flamengo (além de uma sondagem do Inter) para voltar ao Palmeiras. Está tendo um começo vacilante, mas terá todo o tempo do mundo para recuperar o time.
Dorival Júnior - Santos
Montou a equipe que encantou o Brasil no primeiro semestre. Se conquistar o título da Copa do Brasil, só sai do Santos se Pelé anunciar que quer ser o técnico.
• A PERIGO
Silas - Grêmio
Com 33% de aproveitamento no Campeonato Brasileiro, mesmo respaldado por um bom primeiro semestre, está na corda bamba há várias rodadas. Terá no Gre-Nal do próximo domingo uma decisão. Se perder para o time misto do Inter, não deve resistir.
Ricardo Gomes - São Paulo
Milagrosamente resistiu até a decisão contra o Inter. Teve sua queda especulada após cada um dos últimos maus resultados do São Paulo. Se não vencer a semifinal da Libertadores, não deve continuar.
Emerson Leão - Goiás
Com o time às margens da zona do rebaixamento, o polêmico técnico do Goiás ainda terá que responder na Justiça sobre a briga com um repórter baiano após a partida contra o Vitória
Rogério Lourenço - Flamengo
Em início de carreira, caiu no meio de uma panela de pressão. Atual campeão brasileiro, com uma presidente e um diretor de futebol novos, um jogador envolvido em um caso de polícia, o Flamengo saiu do G-4, e Rogério é considerado um dos culpados. Pode ser demitido em caso de novos insucessos.
• OPÇÕES: OS DESEMPREGADOS
Tite
Desde que deixou o Inter em 2009, espera outra boa oportunidade. Enquanto isso, se prepara. Tite é um estudioso do futebol. Neste tempo desempregado, já viajou à Europa para pesquisar sobre futebol.
Leonardo
Não foi uma boa temporada na Itália, mas o ex-técnico do Milan é uma opção para os clubes brasileiros, com seu perfil jovem e moderno.
Dunga
Após o furacão da Copa do Mundo, curte férias tranquilas em Porto Alegre. Foi cotado para o São Paulo, que acabou mantendo Ricardo Gomes.
Parreira
Com moral após se despedir da África do Sul vencendo a França na Copa do Mundo, Parreira diz que não vai mais trabalhar em seleções até se aposentar. Só aceitará convites de clubes brasileiros. Porém, anunciou que tiraria longas férias, e deve voltar a trabalhar somente no próximo ano
• QUEM JÁ TROCOU
Atlético-GO - Geninho, substituído por Roberto Fernandes
Atlético-PR - Leandro Niehues, substituído por Carpegiani
Avaí - Péricles Chamusca saiu para o Catar e foi substituído por Antônio Lopes
Ceará - PC Gusmão saiu para o Vasco, substitutído por Estevam Soares
Corinthians - Mano Menezes saiu para a Seleção, substituído por Adilson Batista
Cruzeiro - Adilson Batista, substituído por Cuca
Inter - Jorge Fossati, substituído por Celso Roth
Palmeiras - Antônio Carlos, substituído por Felipão
Vasco - Celso Roth saiu para o Inter, substituído por PC Gusmão