| 21/07/2010 11h16min
O secretário municipal da Copa 2014, Ervino Besson, 65 anos, foi enterrado na manhã desta quarta-feira, no Cemitério João XXIII. Besson morreu na madrugada desta terça-feira.
Natural de Casca, no norte do Estado, Ervino Besson era filho de Fortunato e Constantina Fontana Besson. Casado com Enedir e pai de Carise e Sandro, não era o único político da família. Seu irmão, Elói Besson (PMDB), é o atual prefeito de Portão.
– Tudo o que disser do meu pai nesta hora vai ser pouco. Ele era tudo para mim, uma estrela guia. Só peço a Deus que me dê forças para superar a saudade – disse o filho Sandro.
– Besson tinha um coração maior do que ele próprio. Mantínhamos uma relação muito pessoal – lamentou o prefeito José Fortunati (PDT), que decretou luto oficial de três dias.
Com uma forte vinculação com a Zona Sul e a comunidade italiana da Capital, Besson foi eleito vereador em 2000 e 2004. Caracterizou seus mandatos por projetos nas áreas de educação, segurança e saúde, entre eles o Banco Municipal de Remédios, que consiste na arrecadação e distribuição de medicamentos sem custo para o erário, e a Lei da Aprovação, que assegura que as escolas públicas municipais da Capital só podem reprovar alunos em nível de alfabetização após avaliação pelo corpo docente, direção e Serviço de Orientação Educacional da escola.
“Perdemos mais do que um companheiro de partido honrado e lutador, perdemos um amigo, uma pessoa que nos incentivava nos momentos difíceis, que estava sempre disposta a colaborar”, lamentou, em nota, o deputado Adroaldo Loureiro, líder da bancada do PDT na Assembleia Legislativa.
Morte de Besson é a segunda entre organizadores da Copa
Eleito suplente de vereador em 2008, Besson chegou a ocupar a vaga de seu colega de partido João Bosco Vaz (PDT) – que deixou a Câmara para assumir a Secretaria Municipal de Esporte, Recreação e Lazer.
Depois de um dia normal de trabalho, Besson começou a sentir-se mal no início da noite de 11 de junho, durante uma reunião. Ele é a segunda vítima entre as autoridades gaúchas ligadas aos preparativos do Mundial. Em 6 de junho, o secretário estadual da Copa, Ricardo Seibel de Freitas Lima, 35 anos, sofreu uma parada cardíaca e foi encontrado morto em um hotel de Brasília.
Secretário foi velado na terça-feira na Câmara de Vereadores da Capital
Foto:
Eduarda Amorim
/
Divulgação Câmara Municipal de Porto Alegre