| 20/07/2010 11h17min
Hoje é Dia do Amigo, data para celebrar o companheirismo com as pessoas especiais. No futebol, as relações profissionais também viram amizade e o clicEsportes selecionou alguns exemplos de atletas da Dupla Gre-Nal que mantêm uma relação fraterna dentro e fora dos gramados. Confira:
Saimon e Mário Fernandes - Os garotos jogam na mesma posição e despontaram nas categorias de base do Grêmio. Saimon e Mário Fernandes dividem apartamento e a carona para os treinos. A amizade ajuda a suprir a distância da família.
Souza e Lúcio - Uma situação complicada aproximou lateral e meia. O longo período de recuperação das lesões no joelho faz os atletas dividirem fisioterapia e treinos especiais.
– Uma coisa que o Lúcio e eu temos é que, construímos uma história no futebol, mas chegamos no vestiário para tratamento e parecemos duas crianças. Independente de quem esteja ali, a brincadeira corre solta – falou Souza sobre o ambiente da recuperação ao lado do colega.
Andrezinho e Kleber - O ex-técnico Jorge Fossati costumava dizer que meia e lateral eram quase irmãos, tamanha a amizade. Por irmãos seria fácil passar, já que quando os jogadores estavam com trancinhas era comum serem confundidos.
Taison e Giuliano - Os garotos costumam dividir quarto na concentração. A parceria fora dos gramados teria ajudado Taison a recuperar seu futebol. O atacante já declarou nos bastidores que o meia, apesar da pouca idade, é um exemplo de pessoa para transmitir conselhos.
Origem do Dia do Amigo
A data foi instituída primeiro em Buenos Aires, na Argentina. A celebração foi criada por Enrique Ernesto Febbraro, que se inspirou no dia da chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969. Durante um ano, ele divulgou o lema: "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo é meu companheiro". Aos poucos, a data foi adotada em outros países.
No Brasil, o Dia do Amigo é oficialmente em 18 de abril, mas o 20 de julho já faz parte da tradição.
CLICESPORTES