| 16/07/2010 18h35min
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014 do Governo do Estado divulgou na tarde desta sexta um relatório sobre a visita da comitiva gaúcha à Copa da África do Sul. Em 17 dias de missão, em um ônibus personalizado com as cores do Rio Grande do Sul, a equipe levou 1,5 tonelada de material de divulgação do Estado para distribuir a integrantes de delegações de seleções, entidades privadas e representantes de outros governos que também estavam na África.
– Fizemos contatos importantes com 22 das 32 seleções que participaram da Copa – disse o secretário estadual da Copa, Eduardo Antonini.
No evento, o comandante geral da Brigada Militar, coronel João Carlos Trindade Lopes, disse que a corporação deverá convidar especialistas das forças de segurança da África do Sul para um seminário na Capital em setembro. A ideia é usar as experiências dos africanos no planejamento da segurança de 2014 que, para o coronel, será feita principalmente pela Brigada.
– Não há nenhuma corporação com a mesma presença no Estado, nem com a nossa experiência em segurança de futebol. Grêmio e Internacional já trouxeram vários eventos importantes, finais de campeonato continentais, para Porto Alegre – disse Trindade.
A Fifa costuma exigir que, nos estádios em jogos de Copa, não haja presença de policiais fardados – apenas seguranças particulares do evento. Na África, porém, o sistema não funcionou: a polícia teve de reforçar a segurança nos estádios às pressas, depois que o Mundial já havia iniciado.
ZERO HORA
Secretaria apresentou os resultados da viagem
Foto:
Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo 2014, Divulgação