| 14/07/2010 16h29min
O presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Francisco Novelletto, vem sendo o principal aliado do Inter na tentativa de conseguir a antecipação da janela de transferências, para que o Inter possa inscrever Renan, Tinga e Rafael Sobis na Copa Libertadores. Em entrevista por telefone ao clicEsportes, na tarde desta quarta, o dirigente avisou que a alteração no calendário é mais complicada do que se imaginava, pois envolve um pedido à Fifa.
– Não é fácil como imaginávamos, envolve a Fifa. Tem de ser um pedido para a Fifa – diz o dirigente.
Os dirigentes da CBF se reúnem na tarde desta quarta para definir uma posição oficial. Apesar da indefinição, o presidente da FGF mostrou ter convicção que a entidade não deixará de enviar o pedido à Fifa. Ele lembra que não é apenas o Inter que depende desta antecipação, e cita casos ainda mais graves: os de jogadores que retornaram de empréstimo no Exterior e não podem jogar pelos clubes que detém seus passes.
– Eles estão trabalhando indevidamente. São 20 pedidos, não vejo outra saída – argumenta.
Enquanto Novelletto intercede junto à CBF, o advogado da Federação Nacional dos Atletas Profissionais e do Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul, Décio Neuhaus, tenta a antecipação da janela na Justiça do Trabalho do Rio de Janeiro. O vice de futebol colorado, Fernando Carvalho, condena a tentativa na Justiça Comum, temendo punições da Conmebol e da Fifa, mas Novelletto se mostra mais simpático à iniciativa, e não descarta uma ação conjunta.
– (A ação na Justiça) vai fazer pressão, vai pressionar. Toda a semana entra um pedido. Até podemos fazer uma ação coletiva daqui a pouco. Estão todos esperando por uma posição da CBF. No momento em que se tiver um "não", podemos (agir juntos) – diz o dirigente.
• Siga o clicEsportes no Twitter
Em gráfico, confira a agenda do Inter no Brasileirão: