clicRBS
Nova busca - outros

Notícias

 | 11/07/2010 22h27min

ENQUETE: escolha os grandes momentos da Copa 2010

Do golaço à musa, do fiasco ao jogão: vote nos destaques do Mundial















Primeira Copa a ser disputada no continente africano, a edição de 2010 por si só já é histórica. Mas, depois de 64 jogos, o que não faltam são personalidades, lances, gols, jogadores e surpresas a serem destacados. O clicEsportes escala 13 enquetes para você escolher os grandes momentos do Mundial.

Confira os candidatos e participe:



O jogão

Depois de uma primeira fase com poucos gols, a segunda etapa da Copa reservou mais bola na rede e emoção. Logo nas oitavas, Alemanha e Inglaterra fizeram um jogo cheio de alternativas, com erro de arbitragem e cinco gols. Gana e Uruguai protagonizaram o jogo mais dramático. As seleções decidiram a vaga às semifinais nos pênaltis, depois de Gyan perder uma penalidade no último minuto da prorrogação. Marcada por jamais desistir, a Celeste novamente deu contornos épicos a uma outra partida, no desafio contra a Holanda. Perdeu por 3 a 2, mas provocou um final eletrizante. Não se pode esquecer o massacre alemão sobre os hermanos, nas quartas.

Qual foi o melhor jogo da Copa? Clique aqui e vote!
- Alemanha 4x1 Inglaterra
- Alemanha 4x0 Argentina
- Gana 1x1 Uruguai
- Uruguai 2x3 Holanda



O golaço

Depois do Mundial, o atacante brasileiro Dodô deve perder o aposto "artilheiro dos gols bonitos". David Villa (foto) e Diego Forlán somaram 10 gols na Copa, com um golaço atrás do outro. Não foi fácil escolher um gol de cada artilheiro. O atacante espanhol mostrou pontaria afiada ao acertar um chute de primeira, quase do meio-campo, contra o Chile. Já o uruguaio também ratificou, contra a Alemanha, que sabe emendar um cruzamento: da meia-lua, colocou a Jabulani no contrapé do goleiro alemão, na gaveta, golaço. Gio van Bronckhorst, contra a Uruguai, abriu o caminho da vitória holandesa com uma bomba no ângulo. Shabalala fez o primeiro gol da Copa, e um belo gol dos Bafana Bafana, chutaço no ângulo. Na enquete, ainda coube espaço para uma menção honrosa ao brasileiro Luís Fabiano, que, com dois chapéus, pulverizou a fortaleza física dos marfinenses.

Qual o gol mais bonito? Clique aqui e vote!
- Forlán (Uruguai 2x3 Alemanha)
- Villa (Espanha 2x1 Chile)
- Luís Fabiano (Brasil 3x1 Costa do Marfim)
- Shabalala (África do Sul 1x1 México)
- Gio van Bronckhorst (Uruguai 2x3 Holanda)


O craque


Em todas as posições, a Copa da África revelou excelentes jogadores. O critério aqui é o poder de decisão, incumbência maior de um verdadeiro craque. Forlán, Villa e Sneijder, cada um com cinco gols, mostraram que têm essa característica de sobra, além do bom futebol. Que o digam ganeses, paraguaios e brasileiros.

A Fifa elegeu Forlán (foto). E você?

Qual o craque da Copa? Clique aqui e vote!
- Forlán
- Villa
- Sneijder



O técnico

Vicente Del Bosque comandou com destreza os craques espanhóis, mas todos já conheciam o estilo de jogo da Fúria antes de o Mundial começar. Já os três candidatos a técnico da Copa que elencamos aqui apresentaram times fortes, com elementos que surpreenderam. Oscar Tabárez montou uma bela defesa e minimizou o problema da armação uruguaia recuando Fórlan. Joachim Löw (foto) apostou nos garotos alemães e num esquema ousado nos contragolpes. Bert van Marwijk tem nome difícil, mas consagrou a Holanda com um futebol simples, fugindo do estereótipo da Laranja: se viu menos show e mais aplicação.

Escolha aqui o melhor técnico:
- Oscar Tabárez, Uruguai
- Joachim Löw, Alemanha
- Bert van Marwijk, Holanda



A comemoração

Na hora de comemorar um gol ou a glória máxima de um título, houve jogadores que conseguiram se superar. Seja na forma coletiva, como os jogadores da África do Sul, ou no salto rumo à torcida do sérvio Milan Jovanovic, ou ainda na tentativa apaixonada de Casillas, que beijou a namorada-repórter após vencer a Holanda.



Qual comemoração foi a melhor?
- O trenzinho dos Bafana Bafana
- Sérvio Milan Jovanovic, que foi para a galera após gol contra Alemanha
- Casillas, que beijou a namorada quando ela o entrevistava após o título



O drama

Aos 46 minutos, Donovan fez o gol que comoveu todos os americanos. A vitória magra e sofrida diante da Argélia levou os EUA às oitavas e transformou o país do Football na terra do soccer. O momento mais dramático da Copa também poder ser devido a um gol que não aconteceu - e graças à mão de Suárez contra a Gana (foto). Já a mão em falso de Julio César, depois do choque com Felipe Melo, marcou o início do destempero do Brasil, que ajudou na virada holandesa.

Qual o drama do Mundial? Clique aqui para escolher
- Gol de Donovan nos acréscimos em EUA 1x0 Argélia
- Mão de Suárez na prorrogação em Uruguai 1x1 Gana
- Gol da Holanda após indecisão de Julio Cesar e Felipe Melo



A zebra

A primeira rodada estava terminando, e nada da zebra. Quando todos pensavam que o temido animal resolvera tirar férias permanentes do Mundial, ele apareceu na última rodada, travestido de Suíça, que bateu a Espanha por 1 a 0. Já na segunda rodada, a zebra foi mais presente, principalmente na vitória da Sérvia sobre os alemães. A surpreendente Eslováquia não só conseguiu uma vaguinha nas oitavas como venceu a Itália, num jogo dramático. Qual destas é a zebra mais potente e vistosa?

Escolha a zebra da Copa clicando aqui:
- Espanha 0x1 Suíça
- Alemanha 0x1 Sérvia
- Itália 2x3 Eslováquia



O fiasco


Superar a França no quesito fiasco não é fácil: no Bleus, houve briga de técnico com jogador, preparador físico com jogador, treino boicotado e até intervenção do Estado. Mesmo assim, lembramos outros dois momentos complicados no Mundial. Primeiro, a eliminação da Itália (foto), campeã em 2006, na primeira fase, com apenas um ponto ganho e mostrando um futebol sofrível. Depois, o péssimo aproveitamento das seleções africanas. Das seis equipes, apenas Gana avançou para a segunda fase, caindo nas quartas e não conseguindo superar as campanhas de Camarões, em 1990, e de Senegal, em 2002.

Qual o grande fiasco? Clique e vote:
- Crise francesa
- Eliminação precoce da Itália
- Futebol africano



A pisada de bola

Mesmo com o mundo inteiro de olho, sempre há os que cometem erros crassos. O que dizer do trio uruguaio que não viu o chute de Lampard ultrapassar 33cm a linha do gol contra a Alemanha? Errou feio Jorge Larrionda. Outros pecam pela falta de educação, caso de Raymond Domenech. Após a derrota para a África do Sul, o técnico francês se recusou a cumprimentar o colega Carlos Alberto Parreira. Já Felipe Melo pisou em dobro na bola. Ou melhor, primeiro pisou em Robben, foi expulso e dizimou as chances de reação do Brasil nas quartas. Depois, ao final do jogo, afirmou não ter feito nada no atacante holandês: "Se eu tivesse sido violento, ele teria saído de campo, pois tenho força suficiente para quebrar a perna dele".

Escolha aqui a pisada na bola:
- Erro do árbitro Larrionda em Alemanha 4x1 Inglaterra
- Falta de educação de Domenech, que não cumprimentou Parreira
- Declarações de Felipe Melo após Brasil 1x2 Holanda



Musa


Nesta enquete, todas já são vencedoras. Mas, só para formalizar, vamos às concorrentes: o decote de Larissa Riquelme fez muitos torcedores virarem paraguaios desde criancinha. Larissa havia prometido ficar nua se o Paraguai vencesse a Espanha. Mostrando comprometimento com a causa, ela cumpriu a promessa, mesmo com a derrota em campo. As segundas candidatas não têm um nome específico, mas chamam igual atenção. As holandesas, tão destacadas por L. Potter, deram um colorido especial à bela campanha da Laranja. Tem também a Sara Carbonero. Sempre atrás da goleira, a repórter marcava de cima as atuações do namorado Casillas no gol espanhol. Por último, a musa do Waka Waka, a cantora Shakira, que abriu e encerrou a Copa com grande talento.

Hora de escolher a musa:
- Larissa Riquelme, do Paraguai
- Torcedores holandesas do Potter
- Sara Carbonero, namorada do Casillas
- Shakira



Figuraça da Copa

Eles não entraram em campo, mas fizeram a diferença como se fossem jogadores. À frente da seleção argentina, Maradona promovia, a cada jogo, um show à parte na casamata. Mas não deu muito certo, seu time caiu nas quartas. Já o polvo alemão Paul manteve os 100% na Copa e se tornou sensação por prever, e acertar, resultados do torneio. Mick Jagger também tem aproveitamento invejável - só que negativo. Todas as seleções pelas quais ele torceu no estádio perderam. Se ingleses, americanos e brasileiros soubessem da fama de pé-frio do cantor...

Clique para votar no figuraça da Copa:
- Polvo Paul
- Maradona
- Mick Jagger


Já vai tarde

Apesar de a Copa ser o maior evento do esporte e se realizar só de quatro em quatro anos, há elementos e personagens para se querer esquecer. As barulhentas vuvuzelas são uns destes apetrechos bem dispensáveis. Odiada por todos os goleiros, a Jabulani ajudou muito atacante a balançar as redes, mas a própria Fifa reconheceu defeitos na bola. Já o Estádio Port Elizabeth, além de ter sido o palco da eliminação brasileira, deixa um trauma a todos pelo péssimo estado do gramado. A cada lance, nacos e nacos de grama eram levantados. Copa do Mundo com cara de Gauchão.

Vote no que não deixou saudade:
- Vuvuzela
- Jabulani
- Gramado de Porth Elizabeth



Vai deixar saudade

Se há coisas para esquecer, temos outras tantas para sentir saudade. Entre elas, o bom hábito de poder assistir a grandes jogos diariamente, a simpatia da mascote do clicEsportes, a @zebradacopa, e, por fim, as previsões sempre na mosca do polvo alemão Paul.




Do que você mais vai sentir falta da Copa?
- Jogão todo o dia
- @zebradacopa
- As previsões certeiras do povo Paul



CLICESPORTES
Dúvidas Frequentes | Fale Conosco | Anuncie | Trabalhe no Grupo RBS
© 2010 clicRBS.com.br • Todos os direitos reservados.