| 11/07/2010 18h45min
O uruguaio Diego Forlán ficou com a Bola de Ouro, o prêmio para o melhor jogador da Copa do Mundo da África do Sul. A decisão foi anunciada após a vitória da Espanha sobre a Holanda por 1 a 0 na final, por meio do Twitter oficial da Fifa. A seleção uruguaia foi a quarta colocada da competição.
Alexander Joe, AFP
A Bola de Prata ficou com Wesley Sneijder, da vice-campeã Holanda, e David Villa, com a Bola de Bronze. Com o empate de quatro jogadores com cinco gols, a Chuteira de Ouro ficou com o alemão Thomas Müller. A explicação é a seguinte: o primeiro critério de desempate é o número de assistências, e o meia, que também foi eleito a revelação do Mundial, se saiu melhor que Forlán, Villa e Sneijder no quesito.
Ao todo, Forlán jogou durante 654 minutos, e anotou cinco gols, três deles no segundo tempo. Dois gols foram anotados de dentro da área – na vitória sobre a África do Sul e na derrota para a Alemanha, e outros três de fora – contra Holanda, Gana e, novamente, diante dos donos da casa, em partida na qual ele ainda anotou um de pênalti.
Rodrigo Arangua, AFP
Em todos os seus jogos, o craque uruguaio cometeu apenas duas faltas, diante de México e África do Sul. Hábil em fugir da marcação, ele sofreu, também, só duas infrações. Não levou nenhum cartão na África do Sul. Forlán desferiu 15 chutes a gol na Copa, nove deles de fora da área.
Rodrigo Arangua,AFP
Forlán passou a bola 309 vezes, em 167 delas a bola chegou aos pés do companheiro, o que representa 54% de acerto. O uruguaio tentou 50 cruzamentos, e 13 deles foram completados – o equivalente a 26%. O jogador do Atlético de Madrid tentou 73 lançamentos para companheiros celestes, completando 29, o equivalente a 40%.
CLICESPORTES