| 10/07/2010 16h07min
Um time com cara e postura diferente é o que todo torcedor avaiano espera ver na retomada do Campeonato Brasileiro, a partir desta quarta-feira. A principal mudança, entretanto, estará no banco de reservas.
Em vez do tranquilo Péricles Chamusca, que aceitou proposta para trabalhar no futebol árabe, o disciplinador Antônio Lopes, treinador ao melhor estilo "linha dura", é quem dará as ordens à beira do gramado. Lopes terá a missão de tirar o Avaí da incômoda ameaça de entrar na zona de rebaixamento — é o 13º colocado, com oito pontos.
Profissional experiente, Lopes vai encarar o poderoso São Paulo, quarta-feira, às 19h30min, no Morumbi. Nos treinos da semana, o técnico fez mudanças em todos os setores. O grupo, durante o período de recesso para a Copa do Mundo, ganhou o acréscimo do lateral-esquerdo Eltinho, que retornou do Inter. O zagueiro Rafael também voltou após o desacerto com o Dragons, da Coreia do Sul.
Atletas como o atacante Vandinho e o meia Sávio já estavam na Ressacada. Ambos ficaram quase dois meses no departamento médico em recuperação e só agora estão aptos para estrear no Brasileiro. Mas o Avaí não é o único que promete voltar à competição revigorado. Outros clubes do futebol brasileiro investiram forte para entrar na briga pelo título ou no G-4 da Libertadores.
O Atlético-MG é um destes times. Em 17º lugar na tabela, com seis pontos, o Galo contratou o meia Diego Souza, o atacante Daniel Carvalho, e o goleiro Fábio Costa. O Botafogo, oitavo colocado com nove pontos, acertou-se com o meia Maicosuel e o atacante Jobson, destaques da equipe no ano passado.
O Atlético-PR contratou nove reforços para sair da indigesta 16ª posição, com sete pontos. O mais conhecido deles é o atacante Guerrón, ex-Cruzeiro. Quem também investiu pesado foi o Inter, 15º colocado, com sete pontos. O Colorado repatriou o volante Tinga e o atacante Rafael Sobis de olho no Brasileiro e na semifinal da Libertadores contra o São Paulo.
Ameaçado pelo descenso — é o 19º colocado, com cinco pontos — o Vasco buscou jogadores no exterior para engrenar na competição — trouxe os meias Felipe e Zé Roberto e o atacante Éder Luís. A sorte está lançada e os times reforçados. Resta saber quem irá tirar melhor proveito na segunda e decisiva parte do Brasileirão. Até o dia 5 de dezembro, data da última rodada, muita coisa vai rolar.