| 08/07/2010 09h16min
Ídolo da torcida avaiana e capitão do time nesta temporada durante a era Péricles Chamusca, o zagueiro Rafael pode estar retornando à Ressacada. Na última terça-feira, ele foi emprestado ao Chunnan Dragons, da Coreia do Sul, até o final do ano. Só que o não cumprimento de cláusulas contratuais deve antecipar a sua volta ao Brasil.
A informação foi confirmada pelo seu pai e procurador Aldo de Souza, que aguarda até amanhã uma resposta do time coreano. Segundo ele, Rafael está sendo submetido a testes e condições que não estavam acordadas na transferência.
— Vamos definir o assunto até sexta-feira. Já falei com o presidente Zunino, com os investidores e combinamos que o Rafael só cumprirá o contrato se as condições firmadas antes da viagem forem cumpridas. Do contrário, ele volta para o Avaí — disse.
Segundo ele, Rafael tem mantido contato direto com a família por email e telefone e revelado as percepções sobre a experiência.
— Estamos tratando esse assunto com base na conduta que o Rafael sempre teve. Um profissional sério, convicto e responsável. Ainda não sabemos se ele vai retornar, mas a possibilidade existe — afirmou.
O jogador completa hoje 24 anos de idade. Irmão gêmeo do também zagueiro Cássio, que está no Fluminense, o pai dos atletas se deparou na quarta, com um fato inusitado: parabenizar com bastante antecedência um dos filhos. Por causa do fuso horário de 12 horas com a Coreia do Sul, Rafael recebeu os parabéns antes.
— É algo inusitado para mim. Nunca havia passado por isso — confidenciou Aldo.
O técnico Antônio Lopes foi apresentado ao grupo de jogadores na Ressacada nesta quarta. Durante quase 30 minutos, Lopes conversou com os atletas no vestiário, mostrou seu planejamento e filosofia de trabalho, e pediu muito empenho, dedicação e compromisso de todos para tirar o Avaí da parte debaixo da tabela do Brasileiro. Com oito pontos em sete jogos, o Leão ocupa o 13º lugar e enfrenta o São Paulo na próxima quarta, dia 14, às 19h30min, no Morumbi.