| 03/07/2010 11h40min
A Seleção Brasileira deixou o hotel em Porto Elizabeth e iniciou a viagem de retorno ao Brasil sob aplausos e xingamentos. Um grupo de cerca de 300 torcedores, entre brasileiros e sul-africanos, se aglomerou em frente à concentração brasileira. Julio Cesar, um dos mais abatidos no vestiário na última sexta, entrou no ônibus com cara de choro mais uma vez.
A porta do hotel, onde estacionou o veículo, foi isolada por policiais, que colocaram barreiras nas ruas. A imprensa e os torcedores viram a saída dos jogadores a cerca de 50 metros de distância. A maioria aplaudiu os atletas e um pequeno grupo ainda tocou uma bateria.
Outros xingaram Dunga. Durante todo o dia, carros passaram em frente ao hotel. Brasileiros xingaram o técnico, enquanto que torcedores holandeses e até argentinos provocaram. Na saída, um garoto sul-africano ganhou uma camisa do Brasil, entregue pelo diretor de comunicação, Rodrigo Paiva. O garoto foi de manhã ao hotel para entregar um desenho feito para Kaká.
O trajeto para o aeroporto durou cerca de cinco minutos. O ônibus foi escoltado por dez carros de polícia. No trajeto, ruas da cidade foram fechadas para facilitar o deslocamento. O veículo entrou direto no hangar, deixando os jogadores na porta do avião fretado pela CBF.
A decolagem em Porto Elizabeth está marcada para as 17h locais (12h de Brasília). Em Johannesburgo, às 21h (16h), o grupo pega o avião para o Rio de Janeiro, com previsão de chegada para as 2h40. A segunda parada será em São Paulo, às 4h15. Todos os atletas partiram juntos.