| 29/06/2010 21h52min
Nas oitavas de final, há menos times, menos jogos, mas emoção o suficiente para a eleição de 10 lances marcantes. Numa rodada recheada de erros de arbitragem, houve também quem se livrou de jejum de gols e quem acabou deixando o Mundial para trás.
O clicEsportes compilou alguns momentos. Confira estes e mande, pelos comentários, outros lances de sua lembrança.
Apito amigo 1 - Os ingleses empatariam em 2 a 2 com a Alemanha caso o chute de Lampard, que foi 33cm além da linha fatal, tivesse sido validado. Mas o árbitro Jorge Larrionda sonegou o gol e abriu o caminho para uma merecida goleada alemã, no domingo.
Apito amigo 2 - No jogo seguinte, a Argentina passava sufoco com o México, até que Messi lançou Tévez em completo impedimento. O gol ilegal foi validado pelo árbitro Roberto Rosseti. Depois deste, a Argentina faria mais dois: 3 a 1, e Maradona nas quartas.
Robinho desencanta - Apesar de bons jogos, Robinho ainda não havia marcado na Copa. Estreou as redes sul-africanas justamente sobre o Chile, seleção na qual o camisa 11 já havia feito sete gols. Artilheiro da era Dunga, Robinho ratificou a fama de "carrasco" chileno.
Messi encantado - Se Robinho largou a maldição contra o Chile, Messi não conseguiu deixar a sua marca no Mundial. Tentou como nunca marcar diante do México. Messi até havia feito uma aposta antes do jogo com Maradona. Acabou se dando mal com o chefe.
Adeus, gajo - Mais uma vez, Cristiano Ronaldo não confirmou na seleção as boas atuações por seu clube e deixou o Mundial ofuscado pela partida de gala de David Villa, na vitória espanhola sobre os lusos. Ronaldo fez gol apenas na vazada defesa norte-coreana
Xô, zebra - Outra estrela que sai de fininho do Mundial é a zebra. As oito seleções que restaram mostraram nesta fase futebol suficiente para ninguém se surpreender com mais um resultado positivo e uma eventual ida às semifinais.
Acompanhe o Twitter da zebra!
Um novo Dunga - Sem Felipe Melo, os torcedores já esperavam, contrariados, Josué entre os titulares, diante do Chile. No entanto, Dunga surpreendeu ao escalar Ramires. O volante atuou bem, deu passe para o gol, mas levou um amarelo que o tirou das quartas.
Repeteco de 2009 - Ao cabecear e abrir o placar sobre o Chile, Juan reprisou, com fidelidade, o gol de Lúcio, na final da Copa das Confederações, contra os EUA, exatamente um ano depois.
Clique aqui e compare os lances.
Olho nele - Na primeira partida como titular, Robben já marcou o seu primeiro gol na Copa, diante da Eslováquia. Principal jogador da Holanda, o atacante se mostrou recuperado de lesão e desperta grande temor nos brasileiros, que o enfrentam na sexta-feira.
Marca da cal - Paraguaios e japoneses foram os únicos times a lançar mão da decisão por pênaltis nas oitavas: empataram sem gols no tempo normal e na prorrogação, precisando de nove penalidades para apontarem um vencedor. No caso, o Paraguai: 5 a 3.
:: Veja mais sobre "10 momentos":
> 1ª rodada
> 2ª rodada
> 3ª rodada
Fotos: AFP