| 22/06/2010 14h58min
A vaga do Uruguai na Copa do Mundo foi difícil. A equipe se classificou apenas na repescagem e por isso a ida às oitavas do Mundial tem um gosto especial. A Celeste garantiu o primeiro lugar do Grupo A nesta terça ao derrotar o México por 1 a 0 em Rustenburg. Os jornais uruguaios destacaram o feito da equipe.
O Espectador.com estampa "Saúde, Celeste!" na capa da versão online. O jornal destaca que as oitavas agora são uma realidade e que a seleção segue sonhando. A crônica salienta que a equipe uruguaia impôs pressão desde o começo, sem dar chance para o México tomar a iniciativa da partida.
Primeiros nas oitavas é a manchete do Ovación. O jornal salienta que as melhores oportunidades da partida foram da Celeste.
– Os otimistas deixaram de ser uns loucos sonhadores. Os celestes fizeram história e já sonham em conquistar um lugar entre os oito melhores do mundo – diz a crônica.
Em entrevista ao Ovación, o técnico Oscar Tabárez destacou a emoção de chegar às oitavas com uma seleção que se classificou na repescagem.
– Nos contaram que na Cidade Velha está em festa, que há caravanas em todo o país. Emociona, verdadeiramente emociona – disse Tabárez, destacando que os jovens nunca viram isso.
– Eu estou desfrutando, não tanto por satisfação pessoal, e sim como treinador, por ter evoluído com um grupo de trabalho que me dá satisfação todos os dias. Esse grupo é muito coeso, há uma verdadeira amizade entre os jogadores – completou.
O Propuesta observa que o atacante Diego Forlán não marcou gol, mas "demonstrou uma fortaleza física inigualável durante todo o encontro". A velocidade foi uma marca do atleta em campo.