| 09/06/2010 06h53min
O que a seleção da Itália tem a ver com o rinoceronte? Qual a relação entre a Suíça e o ouriço? As respostas você confere no guia da Copa do Mundo que Zero Hora traz encartado na edição desta quinta-feira.
O guia, intitulado As Feras da Copa, é diferente das publicações do gênero. Isso porque, com bom humor e uma pitada de piadas infames, o que norteia a tradicional apresentação dos grupos do Mundial é uma característica singular do país-sede: sua rica e variada fauna. Cada uma das 32 seleções é ilustrada pelo animal ao qual corresponderia na lei da selva sul-africana.
Essas comparações surgem de características como o histórico da equipe em Copas, o estilo de jogo e o físico de seus convocados. O elenco não se restringe aos personagens clássicos, como zebras, elefantes e leões também há pinguins, baleias e tubarões.
E nem o guia se limita a mostrar os times da Copa. Nas 12 páginas, você também encontrará um ABC com curiosidades sobre a África do Sul e os estádios, de apartheid (o famigerado regime de segregação racial que durou mais de 40 anos) a zulu (um de seus 11 idiomas oficiais). Com a ideia de proporcionar ao leitor a imersão no país sem sair de casa, há dicas de cinema, música e literatura — você sabia que a África do Sul venceu recentemente o Oscar de filme estrangeiro e que tem dois escritores laureados com o Prêmio Nobel? A culinária também faz parte do cardápio: a editora de Gastronomia Bete Duarte ensina a fazer bobotie, um prato típico.
Para completar, algo imprescindível: a tabela de jogos, com datas, horários e serviço de TV. Além de indicar que canais transmitem cada partida, o caderno também traz os destaques da cobertura por RBS TV, TVCOM, Sportv, Rádio Gaúcha e clicEsportes.