| 25/05/2010 12h10min
Integrantes de uma retaguarda formidável na Inter de Milão, o goleiro Julio César, o zagueiro Lúcio e o lateral-direito Maicon terão, na Seleção Brasileira, a missão de trazer solidez para o setor defensivo brasileiro, na busca pelo hexa, na África do Sul.
A página da Fifa destaca a importância dos três jogadores da Internazionale na equipe de Dunga. O treinador brasileiro é também elogiado em sua ética de trabalho e na força defensiva que conseguiu dar a uma Seleção Brasileira, segundo o site, repleta de grandes nomes.
Sob qualquer ponto de vista, os últimos 12 meses foram excelentes para o trio Julio César, Lúcio e Maicon. Pela seleção, o trio ajudou na conquista da Copa das Confederações e terminou no topo das eliminatórias para a Copa do Mundo. Na Inter, sob o comando de José Mourinho, os três foram importantíssimos nas conquistas da Copa e da Liga da Itália, além da conquista da Copa dos Campeões da UEFA, sobre o Bayern no sábado passado.
– Foi uma temporada excelente, mas ainda não terminou. Nós sabemos que temos o maior prêmio de todos ainda por vir, e nós vamos das tudo para conquistar este prêmio também – afirma Maicon
Este nível de confiança não chega a ser surpreendente, se considerarmos que a linha defensiva da Inter foi capaz de segurar, nesta temporada, ataques formados por Robben, Lionel Messi, Ibrahimovic, Ronaldinho e Totti.
E, ainda que o sistema defensivo não seja feito apenas por três homens, Julio César, Maicon e Lúcio foram todos jogadores de primeira importância na campanha brasileira nas eliminatórias, com apenas 11 gols sofridos em 18 jogos, levando mais de um gol em apenas três partidas. Além disso, manteve-se sem levar gols em nada menos que 10 partidas.
Sem dúvidas o entrosamento dos três na Inter ajuda-os na Seleção Brasileira, quando se juntam a Juan, da Roma.
– Os três estão na Inter agora. Quando você já jogou junto antes facilita bastante a adaptação à Seleção e faz com que tenhamos uma linha defensiva estável que não leva muitos gols – explica Juan.
– Nós temos confiança no trabalho que viemos fazendo nos últimos três anos e meio. É o que acontece quando você dá aos jogadores uma sequência de jogos juntos – completa Juan.
O desejo dos jogadores de incorporar a Seleção Brasileira é ilustrado com a chegada de Julio César, hoje, em Curitiba. O goleiro se junta aos colegas no CT do Caju, mesmo com autorização para viajar diretamente para a África do Sul.
A matéria do site da Fifa, sobre o trio brasileiro, termina com uma pergunta: "Dado o talento à disposição e o alto grau de comprometimento, será que alguém pode evitar que a Seleção Brasileira chegue à final da Copa do Mundo 2010?"
O Brasil inteiro espera que a resposta seja: Não. A Seleção Brasileira estreia na Copa no dia 15 de junho, contra a Coreia do Norte.
Site da Fifa destaca importância da "barricada" defensiva brasileira com o trio da Internazionale
Foto:
reprodução site da FIFA