| 23/05/2010 20h27min
Debaixo de muita chuva, o Avaí manteve a invencibilidade dentro do Campeonato Brasileiro. O time do atacante Roberto, que chegou ao sexto gol em seis partidas, derrotou o Vasco por 2 a 0 em partida realizada na Ressacada, neste domingo, dia 30. Roberto, no primeiro tempo e Robson, aos 45 do segundo tempo marcaram os gols do Leão. A equipe de Péricles Chamusca soma duas vitórais e um empate e chega aos sete pontos na tabela.
Imagens da partida
Veja os gols no site da RBS TV
Falsa retranca
Celso Roth, técnico do Vasco, montou sem time com quatro volantes. Retranca? Nem tanto. Como o Avaí demorou para encaixar a marcação, pois jogava muito recuado e cedia espaços no meio-campo. A equipe vascaíana chegava trocando passes. Restava ao Leão parar com faltas. Numa delas, Léo Gago, ex-Avaí, aos 12 minutos, cobrou de forma perigosa. Renan, um dos nomes do AvaÍ na partida, se esticou todo e fez a defesa. Philippe Coutinho, pela esquerda, atucanou a zaga do Avaí. Mandou bola no travessão. Fez o goleiro avaiano trabalhar jogando pra escanteio em outro chute. Aos 35 minutos, cara a cara com Élton, ele fez outra defesa importante.
Dupla dinâmica: Roberto e Davi
O Avaí se deu conta de que precisava avançar o time para sair daquele momento perigoso. Com isso, forçou a frágil defesa vascaína. Rudnei, de boa apresentação, Davi e Roberto passaram a perder algumas oprtunidades. Aos 28, após cruzamento dentro da área, Nilton, zagueiro do Vasco, se atrapalhou e rifou em cima de Rafael Carioca. Na sobra, Roberto não bobeou: chutou no cantinho de Fernando Prass: 1 a 0. No finalzinho do primeiro tempo, Rudnei deu um passe milimétrico para Davi, livre, na cara do goleiro finalizar. Fernando Prass es esticou todo e com a ponta dos dedos jogou pela linha de fundo.
Chuva e modificações
Celso Roth voltou com uma formação mais ofensiva no segundo tempo e a chuva voltou com muita mais força. Roth sacou Rafael Coelho do banco de reservas. Assim, Philippe Coutinho foi recuado para armar as jogadas. O ataque carioca seguia perdendo chances. Era afobado demais. Rafael Coelho, aos 26, de cara para o gol, conseguiu mandar na trave, após rebote de Renan. A torcida do Vasco gritava, incentivava a equipe.
Bote no final
O Avaí controlava a partida. Marcava firme. Com bola dominada tentava assustar o Vasco. Chamusca mexeu na equipe. A chuva forte fez os jogadores cansarem mais cedo. Parecia tudo bem indefinido. O empate do Vasco poderia ocorrer, mas, aos 45 minutos, numa boa jogada trabalhada, Robson tocou para Anselmo, que devolveu no capricho para o atacante matar a partda: 2 a 0. Festa avaiana, silêncio vascaíno.
Ficha técnica
AVAÍ (2)
Renan; Émerson Nunes, Rafael, Emerson; Patric, Marcinho Guerreiro, Rudnei
Caio, Pará (Leo San); Davi (Anselmo Ramon) e Roberto (Robson)
Técnico: Péricles Chamusca
VASCO (0)
Fernando Prass; Thiago Martinelli, Nilton, Dedé; Jumar (Élder Granja), Rafael Carioca
Léo Gago (Rafael Coelho), Souza (Dodô), Philippe Coutinho, Ramon e Elton
Técnico: Celso Roth
Gols: Roberto (A), aos 28 minutos do primeiro tempo, e Robinho (A), aos 45 minutos do segundo tempo.
Cartões amarelos: Rafael, Caio, Marcinho Guerreiro e Roberto (A); Ramon, Léo Gago, Rafael Coelho e Thiago Martinelli (V).
Arbitragem: Wilson Luiz Seneme, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho e Dante Mesquita Junior (SP).
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis.