| 16/05/2010 16h25min
O Barcelona chegou à atual temporada como forte candidato a repetir o feito do ano passado, quando ganhou todos os torneios que disputou. O clube vacilou na luta pelo bi da Liga dos Campeões, mas se manteve no topo com o título do Espanhol conquistado neste domingo. A equipe venceu o Valladolid por 4 a 0 e confirmou a taça.
O início de temporada foi animador para o Barça. Os catalães levantaram as Supercopas da Espanha e da Europa, batendo Athletic Bilbao e Shakhtar Donetsk (UCR), respectivamente, nas decisões. No campeonato nacional, a equipe chegou a arrancar, mas passou a sofrer com a irregularidade.
A primeira decepção veio na Copa do Rei. O time acabou eliminado ainda nas oitavas de final diante do Sevilla. A equipe de Guardiola perdeu por 2 a 1 no Camp Nou, no jogo de ida. Na volta, até venceu por 1 a 0, porém deu adeus nos gols marcados fora de casa.
A queda foi sucedida por um período de irregularidade no Espanhol. Após ser derrotado pelo Atlético de Madrid por 2 a 1, na 22ª rodada, o Barça passou a ser ameaçado pelo rival Real Madrid, que chegou a assumir a ponta por cinco jogos, mas não a segurou.
Já de volta à liderança, os catalães viveram a maior decepção da temporada na Liga dos Campeões. Favoritos diante da Internazionale nas semifinais, perderam por 3 a 1 na Itália. Na volta, venceram por 1 a 0 e deram adeus ao sonho do bicampeonato europeu.
A eliminação, no entanto, não abalou o Barça no Espanhol. O clube venceu todos os seus jogos restantes na competição e ficou com o caneco.
LANCEPRESS