| 28/04/2010 08h52min
Com muitas semelhanças em suas trajetórias na temporada de 2010, os atacantes Borges e Fred são os caras. Eles desequilibram nos times do Grêmio e do Fluminense, que se encontram amanhã, às 21h30min, no Maracanã, para o jogo de ida das quartas-de-finais da Copa do Brasil.
Com um sorriso nervoso, Silas chegou a perguntar aos jornalistas durante a entrevista coletiva se algum deles sabia como marcar Fred.
Ex-técnico de Borges no São Paulo, Muricy Ramalho, hoje no Fluminense, conhece como poucos as qualidades do centroavante do Grêmio. O que não o impediu, com frequência, de deixá-lo sentado no banco de reservas, optando por Washington.
Fred e Borges já marcaram 13 gols, cada um, este ano. Uma pequena diferença está no número de partidas. Borges disputou uma a mais.
Ambos tiveram a trajetória interrompida por lesões musculares. Nenhum deles, no entanto, pareceu ter sido atrapalhado pela parada. Tanto que marcaram gols logo na partida de volta, Borges contra o Avaí, pela Copa do Brasil, e Fred frente ao Botafogo, pelas semifinais do Carioca.
Dupla faz o estilo de homem de área
Outro ponto em comum é o estilo de jogo. Os dois são tipicamente homens de área, embora Borges, dez centímetros mais baixo, tenha maior movimentação. Fred compensa com a precisão dos passes.
— Fred é um jogador da função, como Borges e Jonas. Se der um centímetro para ele, ele faz o gol. Foi o que aconteceu contra a Portuguesa, em São Paulo. Na única em que lhe deram uma oportunidade, ele aproveitou. Merece a nossa atenção — elogia Silas.
O técnico do Grêmio não é menos entusiasmado quando fala de Borges, como a paciência. Para um atacante, a frieza é tudo: uma única oportunidade que lhe apareça já é suficiente. Tanto que o técnico o compara em estilo ao de Romário. E isso não é pouco.
Escalado para o jogo de amanhã no lugar do lesionado Ferdinando, o volante Adilson se diz convencido de que Borges pode levar vantagem neste duelo com Fred. Principalmente porque, a julgar pela boa fase de Mário Fernandes e Rodrigo, a dupla de área saberá parar o centroavante do Fluminense.