| 24/04/2010 16h12min
O Franca superou o Pinheiros por 84 a 75 neste sábado no Ginásio Pedrocão, na cidade do interior paulista, conseguindo a segunda vitória na série melhor de cinco das quartas de final dos play-offs do NBB. Com o resultado, o time da casa abre 2 a 0 na disputa e precisa vencer apenas mais um jogo para garantir vaga nas semifinais.
As equipes voltam a se enfrentar neste domingo, às 12h, na disputa do terceiro confronto. Se o Pinheiros vencer, força uma nova partida, que será realizada na próxima terça em São Paulo. Caso contrário, o Franca se classifica para as semifinais do NBB.
– Temos de ter uma postura defensiva forte, marcando os principais jogadores deles, como fizemos hoje. Assim temos grandes chances de fechar a série. Estamos muito focados. Sabendo da importância de cada jogo e da força de nosso adversário – avalia o ala Rogério.
A dupla formada pelo ala Rogério e o armador Helinho foi o grande destaque do Franca na partida. O primeiro foi o cestinha do jogo com 24 pontos e o segundo marcou um duplo-duplo de 17 pontos e 11 assistências. O ala-pivô Olivinha foi o principal jogador do Pinheiros, também anotando duplos dígitos em dois fundamentos diferentes: 20 pontos e 13 rebotes.
O Franca fez um primeiro tempo errando pouco no ataque. O time manteve 50% de aproveitamento nos arremessos de três pontos (seis certos em 12 tentativas), sem cometer erros ou violações ofensivas. A parte defensiva também funcionou, mantendo o Pinheiros com um baixo índice de acerto nos tiros de fora (três em 14). Se não fossem as investidas no garrafão com os pivôs Morro e Olivinha, a equipe da capital paulista poderia ir para o intervalo perdendo por uma vantagem muito maior no placar que os 48 a 39 do final do segundo quarto.
No retorno para a segunda metade do jogo, o Franca continuou com um ritmo forte e se manteve na liderança durante todo o terceiro quarto. Apesar das bolas de fora insistirem em não cair, o Pilheiros encostou no placar no final do período (64 a 59), deixando a partida mais equilibrada.
O ala Shamell, cestinha do Pinheiros no NBB, não teve uma boa partida. O norte-americano marcou apenas oito pontos, e errou os seis arremessos de três pontos que tentou. Isso prejudicou muito a equipe da capital, que durante toda a partida buscou achar uma solução para melhorar a produção ofensiva sem seu principal pontuador.
Ainda assim, no último quarto, o time visitante chegou a ficar apenas três pontos atrás no marcador (74 a 71), após um arremesso de três pontos do armador Brewer. No entanto, o Franca soube administrar a vantagem até o final e sair vitorioso do segundo embate da série.
CLICESPORTES