| 18/04/2010 11h17min
Colorados e gremistas ficaram lado a lado na manhã deste domingo em Porto Alegre, na segunda Caminhada pela Paz. O evento reuniu dezenas de torcedores da dupla Gre-Nal, que caminharam do estádio Beira-Rio até o Olímpico. No trajeto, iniciado às 10h, o grupo percorreu as avenidas Padre Cacique e José de Alencar.
A ideia do evento surgiu na comunidade da Rádio Gaúcha na internet, durante debates sobre o vandalismo realizado no jogo em Bento Gonçalves. Organizada pelo gremista Fernando Junqueira, de 43 anos, e pelo colorado Lisandro Andrade, de 41 anos, a primeira edição do evento foi realizada em 31 de janeiro, antes do Gre-Nal do primeiro turno do Gauchão.
— Queríamos mostrar que não existe inimizade entre as torcidas. Apenas uma meia dúzia promove os vandalismos e o resto se cala. Por isso, estamos reafirmando a união de gremistas e colorados para mostrar que o povo gaúcho pode sim se acostumar com as diferenças — explica Lisandro.
Entre as dezenas de torcedores, alguns mostravam descontração como o taxista Nilton Boa Vista, de 43 anos. Com o rosto e a roupa pintados de vermelho e azul, o torcedor estreou na caminhada carregando uma placa para reafirmar a proposta de paz entre os torcedores.
— Fiquei sabendo desta caminhada pela rádio e decidi participar. É preciso mostrar que estamos unidos para acabar com essa violência nos estádios — salientou o colorado.
Na chegada da caminhada deste domingo, no estádio Olímpico, haverá um pocket show com o cantor Fabão. Os doadores de um quilo de alimento não-perecível ao Abrigo João Paulo II concorrem a uma camisa oficial autografada do Grêmio, toalha do Internacional e duas camisetas da campanha Crack Nem Pensar.