| 12/04/2010 11h13min
Acontecimento esportivo desta segunda-feira, a eleição para presidente, vice-presidentes, membros do Conselho Fiscal e do Conselho de Ética do Clube dos 13 é um ritual rápido. Marcado para as 14h em primeira chamada, começa às 14h30min com qualquer quórum. Se não houver fatos extraordinários, até as 16h o futebol brasileiro saberá quem o representará nos próximos três anos: Fábio Koff ou Kléber Leite.
Diferentemente de uma eleição política ou de um clube de futebol que consulta seus associados, o pleito é em formato de assembleia. O voto é aberto e verbal. O nome do clube são anunciados, um a um, e seus representantes se apresentam para declarar o voto em voz alta.
Como são apenas 20 votos, o resultado não deve demorar a ser divulgado para os jornalistas que aguardarão do lado de fora do salão de reuniões no escritório do Clube dos 13 no bairro Jardim Paulista, em São Paulo.
Devido à disputa acirrada, dificilmente haverá faltas. Os 20 clubes devem
estar representados. Em caso de
empate — 10 votos para cada lado —, o presidente de clube mais velho tem o "voto de Minerva", capaz de desempatar a disputa. No caso, será o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, de 74 anos, aliado de Fábio Koff. Portanto, Kleber Leite precisa de 11 votos para garantir a vitória.
Curiosamente, o São Paulo foi um dos descontentes com a reeleição de Fábio Koff em 2004. Não houve um candidato de oposição, mas São Paulo, Flamengo, Fluminense, Botafogo, Cruzeiro, Vitória e Atlético-PR anunciaram rompimento com o Clube dos 13, descontentes com a divisão de verba de TV para as edições seguintes do Campeonato Brasileiro. Destes, alguns estão com Koff, seis anos depois. Em 2007, apenas Atlético-PR, Botafogo, Flamengo e São Paulo não compareceram à eleição que voltou a reeleger Koff por unanimidade.
Agora, entre os que apoiam o atual presidente publicamente, de acordo com o site Globoesporte.com, estão São Paulo, Inter, Grêmio, Sport, Atlético-PR e Atlético-MG. O Flamengo
e o Palmeiras também
anunciaram apoio, mas passaram a sofrer forte pressão nos últimos dias para mudar de lado. Kléber Leite tem o apoio declarado de Corinthians, Vasco, Cruzeiro, Botafogo, Coritiba e Goiás. Fluminense, Santos, Guarani, Bahia, Portuguesa e Vitória não declararam explicitamente suas escolhas para a eleição.
Fundado em 1987 para defender os interesses dos times brasileiros, o Clube dos 13 já teve quatro presidentes. Fábio Koff está no comando desde 1995 Confira:
Carlos Miguel Aidar (1987-1989)
Carlos Bernardo Facchina Nunes (1989-1992)
Afonso de Araújo Paulino (1992-1995)
Fábio André Koff (1995-2007)