| 08/04/2010 07h49min
Os números ainda estão distantes do Santos de Robinho, Neymar e Cia, que encanta o Brasil pela eficiência do ataque. O Grêmio de Silas, contudo, pode se orgulhar dos números de sua linha de frente em 2010. A média, até agora, é de 2,3 gols.
— O Santos é o time que joga bonito. Mas nós somos mais eficientes — provoca o goleiro Victor, antecipando um confronto que poderá se dar na semifinal da Copa do Brasil.
Jonas e Borges são os jogadores mais efetivos. Mas nem só os atacantes marcam. O meia Maylson surpreende pela eficiência nas finalizações. Apesar de não ter começado a temporada como titular, já fez oito gols e transformou Hugo e Leandro em reservas.
O oposto se dá com Douglas. Considerado um dos melhores jogadores da equipe, tem contra si o fato de não ter marcado um gol sequer. O ex-meia do Corinthians diz que não perde o sono por isso. Assegura que uma assistência lhe dá tanto prazer quanto um gol.
O aproveitamento poderia
ser melhor se Borges estivesse em campo.
Lesionado na decisão da Taça Fernando Carvalho, parou nos 11 gols, nove deles no Gauchão.
O centroavante trazido do São Paulo completa seu 10º jogo fora do time. A promessa de Silas é de que seu retorno se dê dia 14 de abril, no primeiro jogo contra o Avaí pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
— Não podemos arriscar. Cada minuto de treinamento que ele tem agora será importante para que problemas futuros não ocorram — diz o técnico.
Escolhido como o substituto de Borges, William decepcionou. Fez apenas dois gols e caiu em desgraça com a torcida. Tem, em sua defesa, o fato de ter participado de gols importantes, como o da vitória contra o Votoraty, em Votorantim, quando desviou de cabeça e deixou Jonas livre para marcar.
— Temos a consciência de que o trabalho recém começa. Mas não se pode desmerecer o que foi realizado até agora. Acho que vocês (imprensa) por vezes desvalorizam os times do Interior — comenta Silas.
Raio X dos gols
Em 21 jogos, o Grêmio
marcou 49 gols, média de 2,3 por partida. Foram 42 no Gauchão e sete na Copa do Brasil. Confira quem marcou:
- Jonas – 13
- Borges – 11
- Maylson – 8
- Hugo – 2
- Rochemback – 2
- William – 2
- Rafael Marques, Mário Fernandes, Fábio Santos, Ferdinando, Edilson, Mithyuê, Fernando, Rodrigo, Willian Magrão – 1
- contra – 2
COMO ELES SAEM:
- pênalti – 1
- falta – 2
- cabeça – 13
- em jogadas dentro da área – 30
- gols em chutes de fora da área – 4
COMPARE OS ATAQUES
• Santos – 72 gols no ano (57 no Paulistão e 15 na Copa do Brasil).
Goleador: André, com 16 gols
• Grêmio – 49 gols no ano (42 no Gauchão e 7 na Copa do Brasil)
Goleador: Jonas, com 13 gols