| 07/04/2010 23h44min
Com gol salvador aos 47 do segundo tempo, Vandinho marcou o segundo gol do Avaí e garantiu o primeiro lugar no Returno do Catarinense. O resultado de 2 a 1 em Blumenau, contra o Metropolitano, dá ao Leão da Ilha o direito de decidir os próximos confrontos em seu território.
>>> Assista aos três gols da partida em Blumenau no site da RBS TV SC
Com a classificação em primeiro lugar, o Avaí recebe o quarto colocado, Brusque, neste fim de semana, na Ressacada. Na outra semifinal, o Figueirense recebe o Joinville no Orlando Scarpelli.
O Leão da Ilha termina o segundo turno com 19 pontos ganhos e 37 na soma das duas fases. O Metropolitano encerra sua participação no Catarinense 2010 com 10 pontos no Returno e 25
no geral, terminando com a sexta melhor campanha da competição.
O jogo
O final do primeiro tempo, próximo aos 40 minutos de bola rolando, marcou o que foi a partida em Blumenau. Entre duas grandes defesas de Zé Carlos, Vandinho fez o primeiro gol do time da Capital.
Aos 39, aproveitando um erro do zagueiro Émerson no meio de campo, Trípodi colocou Cristiano na cara do gol. Sozinho, o camisa 10 do Metropolitano não conseguiu passar da barreira avaiana. Zé Carlos fechou bem e espantou o perigo para escanteio. Na sequência, o zagueiro Rafael Pereira tentou fazer um golaço de fora da área e proporcionou tiro de meta para o Leão.
Com uma grande reposição de bola do goleiro do Avaí — uma das suas qualidades — Leonardo brigou na frente com o sistema defensivo de Metrô, levou a melhor e cruzou bem, tirando zaga e goleiro, colocando Vandinho frente a frente com a rede. O artilheiro do Créu só precisou rolar para dentro. Aos 40 minutos do primeiro tempo, o camisa 9 do Leão abriu
o marcador: Metropolitano 0x1 Avaí.
Logo
depois, aos 42, em falta perto da área avaiana, Cristiano chutou direto, enganando o goleiro que esperava um cruzamento. A bola fazia a trajetória em direção ao ângulo, mas Zé Carlos se redimiu e espalmou para fora.
2º tempo
No segundo tempo, até o gol de empate do Metropolitano, o Avaí não teve chances de marcar. Perdido no jogo, não encaixava o contragolpe e não chegava tocando. Mesmo no 4-4-2, esquema que deu certo contra o Coritiba e Atlético-Ib, o time não rendeu.
O time da casa, ao contrário, tentava aproveitar a má postura do Leão em campo, com algumas boas chances em bolas paradas e uma chegada do zagueiro Amaral Rosa de fora da área.
Logo aos 13, Roberval abriu mão dos seis jogadores no meio de campo e colocou Acerola para compor o ataque com Mariano. E deu certo. Em uma jogada confusa de bate-rebate na área do Avaí, Acerola encontrou o argentino artilheiro Trípodi sozinho, que
aproveitou a confusão para marcar de cabeça. 1 a 1, então, em
Blumenau.
O empate não era bom para nenhum dos dois. O Avaí perdia a liderança do Returno, já que o Figueirense goleava o Criciúma em Florianópolis, enquanto o Metropolitano, mesmo com poucas chances de classificação, precisava, pelo menos, de uma vitória. E o Verdão do Vale foi para cima.
Com mais um atacante em campo — Chefe entrou no lugar de Mário André — o Metrô foi com tudo. Trípodi infernizava a vida de Zé Carlos. De cabeça, de direita, de esquerda, o atacante argentino ganhava todas da zaga. O zagueiro Rafael Pereira, embaixo do gol, chutou uma bomba no travessão. O lateral Deleu, não teve sorte também e, de longe, soltou um foguete na trave.
O time da casa ainda reclamou de três supostas penalidades. Duas bolas na mão e uma trombada de Zé Carlos. Em apenas uma delas o árbitro errou. Com o braço direito aberto próximo a pequena área, o zagueiro Rafael desviou o chute de Cristiano. Célio Amorim mandou seguir o
lance.
E aí, aos 47, Vandinho fez o que faz
melhor.Rudnei pegou a bola antes do meio de campo, conduziu até próximo a área e abriu para Leonardo que avançava pela esquerda. O atacante recebeu, cortou o goleiro e colocou na cabeça do camisa 9 alviceleste, que partiu para o abraço. Vandinho, mais uma vez ele. Agora sá faltam 34. Final: Metropolitano desclassificado, 1, Avaí, classificado em primeiro lugar, 2.
Ficha técnica
METROPOLITANO (1)
João Paulo; Amaral Rosa, Rafael Pereira e Fabinho; Nequinha, Dú, Alessandro (Acerola), Mário André (Chefe), Cristiano e Deleu; Trípodi
Técnico: Roberval Davino
AVAÍ (2)
Zé Carlos; Gustavo, Rafael, Émerson e Patric; Marcinho Guerreiro (Rudnei); Batista (Roberto), Caio e Sávio (Gabriel); Leonardo e Vandinho
Técnico: Péricles
Chamusca.
Gols: Vandinho (A), aos 40 minutos do 1º tempo e aos 47 do 2º tempo; Trípodi (M) aos 16
do 2º tempo.
Amarelos: Amaral Rosa e Cristiano (M), Marcinho Guerreiro e Leonardo (A)
Vermelho: Caio (A)
Arbitragem: Célio Amorim, auxiliado por Carlos Berkembrock e Osnei Hoffmann Scherer
Local: Sesi, em Blumenau.