| 07/04/2010 22h16min
Após dois clássicos eletrizantes pelas quartas de final, com dois empates, o Atlético-MG se beneficiou da vantagem conquistada na fase de classificação e se garantiu na semifinal do Campeonato Mineiro ao empatar em 2 a 2 com o América-MG, nesta quarta-feira, no Ipatingão. Zé Luis e Carlos Alberto fizeram os gols do Alvinegro, que abriu 2 a 0, mas viu Joãozinho e Danilo empatarem.
No primeiro tempo, apesar do 0 a 0 no placar, o jogo foi bem movimentado. As duas equipes começaram espelhadas em campo, adotando o esquema 3-5-2. Mas o Coelho apareceu com mais intensidade e qualidade no ataque.
As melhores oportunidades de gol foram da equipe americana, que arriscou muitos chutes de fora da área. Irênio, Rodrigo, Fábio Júnior tentavam de todas as formas. Mas foi o bom lateral-direito Danilo quem chegou mais perto. Em cobrança ensaiada de falta o camisa 2 acertou uma bomba na trave aos 18 minutos.
Na sequência, Fábio Júnior ajeitou para Laécio, que de
primeira emendou para a defesa de
Aranha. O goleiro, por sinal, fez algumas defesas importantes, mas após cobrança de um escanteio acabou catando borboleta e sendo salvo por Carlos Alberto que tirou em cima da linha.
O time atleticano não se encontrava com três zagueiros. Cáceres acabou deixando o gramado com dor muscular na coxa, o lateral-esquerdo Leandro entrou e o esquema passou a ser o 4-3-1-2 com Júnior indo para o meio de campo. Logo depois, o árbitro expulsou Preto ao cometer falta em Coelho e receber o segundo amarelo, e a vida alvinegra passou a ficar menos complicada.
A primeira etapa terminou com o técnico Mauro Fernandes muito exaltado e reclamando com o juiz sobre o cartão vermelho.
A situação ficou ainda pior para o Coelho. Na volta do intervalo, logo aos cinco minutos, Júnior cobrou escanteio e o volante Zé Luis subiu para cabecear a bola para o fundo do gol.
Com o resultado, o Atlético-MG estaria mais do que classificado e desta forma o
América-MG se lançou ao ataque, levando perigo. Porém,
mesmo lutando bravamente, acabou levando o segundo gol. Renan Oliveira enfiou bola para Carlos Alberto, que fuzilou o goleiro Flávio.
Mas o aplicado time americano não se entregou. Joãozinho descontou após chutar e contar com desvio de Werley e,aos 46 minutos, Danilo deixou tudo igual. Mas não havia mais tempo para a virada. Em dois grandes clássicos nas quartas de final, melhor para a equipe de Vanderlei Luxemburgo.