| 07/04/2010 11h39min
As Comissões de Turismo da Câmara e do Senado divulgaram na noite desta terça-feira, no Salão Nobre do Congresso, os anais do XI Congresso Brasileiro da Atividade Turística (Cbratur), realizada em novembro de 2009. A publicação é uma espécie de guia que relaciona os problemas das 12 cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 destacando pontos, como infraestrutura aeroportuária, mobilidade urbana, saúde, segurança, transportes, entre outros.
De acordo com a presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, Professora Raquel Teixeira, a principal conclusão do documento mostra que se o início das obras não acontecer num curto prazo, não haverá tempo para o país cumprir todos os compromissos acertados com a Fifa. Faltam investimentos privados na construção de hotéis.
– A verba está disponível para as empresas buscarem os empréstimos, mas os investidores não querem construir em Cuiabá, por exemplo, em função da ociosidade dos empreendimentos antes e depois do evento. Para as cidades litorâneas estamos buscando uma saída, com a divisão de turistas entre hotéis em terra e em navios, mas para outras não teremos saída. É preciso investir e fazer o evento bem feito para que os turistas voltem – defendeu a deputada.
O evento contou ainda com as presenças do ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior; do presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado, Neuto de Conto; do presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, Antônio Oliveira Santos; do vice-presidente da CBF, Weber Magalhães; e do deputado Afonso Hamm.
LANCEPRESS!