| 04/04/2010 21h23min
Autor de três gols na goleada por 5 a 0 do Avaí em cima do Atlético-Ib, neste domingo de Páscoa, 4, na Ressacada, Vandinho foi o “cara” da partida. Após a vitória que trouxe de volta a liderança e garantiu o Leão nas semifinais do Returno, o atacante falou sobre o tempo parado, o atual condicionamento físico, o ritmo de jogo e o Créu.
>>> Confira os cinco gols da goleada em Florianópolis
— Na parte física eu não estou 100%, eu fiquei mais de dois meses parado e é ainda a terceira partida que estou fazendo. Ainda estou pegando ritmo, mas acho que daqui umas duas partidas eu acho que já vou estar 100%.
O camisa 9, quando retornou ao Avaí no começo de 2010, prometeu fazer 40 gol na temporada. Até agora foram apenas quatro e
Vandinho não tem medo de ser cobrado por isso.
— Isso é bom. Eu
vim no Avaí para isso. Acho que o atleta que bota a (camisa) nove tem que fazer gol. Eu sei que está um pouco mais difícil, porque eu perdi quase 20 partidas, mas eu vou em busca de sempre estar atuando com gols.
O atacante falou sobre a relação que tem com o clube, como se sente usando a camisa alviceleste e sobre os objetivos no grupo para o ano:
— Eu me identifiquei muito. Eu estou desde 2007, cheguei em um momento difícil do Avaí, uma série B. O Avaí era um clube que não tinha quase nada do que tem hoje. Depois a empresa que chegou, a La Sports, deu uma evoluída muito grande, junto com o presidente Zunino nota 10. A gente foi notícia nos últimos dois anos. Esse ano a gente tem a meta de ir longe na Copa do Brasil e fazer um excelente nacional.
O técnico Péricles Chamusca começou a partida no esquema 4-4-2, com Leonardo ao lado de Vandinho. Foi também neste esquema que o Avaí conseguiu a vitória contra o Coritiba na capital paranense. E a
substituição de um zagueiro por
mais um atacante agradou o jogador:
— O Chamusca é um excelente técnico, ele viu isso no jogo do Coxa, lá, que o time encaixou no 4-4-2. Para mim é muito bom, mas acho que nesse esquema, a gente tem que ajudar a marcar na frente para não levar. Mas é um esquema que ajudou muito a mim, ao Leo (Leonardo), porque ali na frente a bola já chega no chão. Antes chegava mais difícil, uma bola mais longa. Nesse esquema, quando a gente encaixar, dar uma sequência, acho que a gente vai longe.
Vandinho gostou dos dois primeiros gols que marcou na partida, mas preferiu o segundo, marcado aos 43 minutos do primeiro tempo e explicou o porquê:
— Os dois primeiros gols acho que foram bem bonitos. O primeiro gol é um pouco difícil, porque a bola não vem bem certinho no chão, então ou eu acerto certinho ali no canto ou a bola vai lá na torcida. Foi difícil. Mas o outro gol foi bem mais lindo, dei uma girada que eu gosto de fazer e deu
certo.
Para finalizar, falou sobre a música
Dança do Créu, que tem direito de pedir como trilha sonora no Fantástico por ter feitos três gols:
— Isso, eu pedi a música do Créu em homenagem a torcida. A torcida que sempre esteve ao meu lado e se em outros jogos eu fizer três gols, eu vou pedir de novo.