| 31/03/2010 23h49min
Foi no sufoco, com pênalti perdido pelo Coritiba aos 47 minutos do segundo tempo, mas, com muita garra, o Avaí venceu o Coxa por 1 a 0 no estádio Couto Pereira e se classificou para as oitavas-de-final da Copa do Brasil. Na próxima fase, o Leão vai jogar contra o vencedor de Grêmio e Votoraty, que se enfrentam nesta quinta-feira, no estádio Olímpico, em Porto Alegre. Se o time gaúcho vencer, Leão e o técnico Silas vão se encontrar pela primeira vez depois de sua saída do comando do time avaiano.
Primeiro tempo
O jogo no Couto Pereira começou em alta velocidade. O Coritiba, mesmo com o resultado a seu favor partiu para cima do Avaí para tentar definir a partida no início. Aos quatro, o lateral Triguinho arrancou pela esquerda e cruzou rasteiro para Rafinha, o zagueiro Rafael se antecipou ao meia e chutou para longe.
>>> Assista ao gol da partida pelo site da RBS TV
No minuto seguinte, mais Coritiba. O camisa 10 Marcos Aurélio chutou forte, o goleiro Zé Carlos fez ótima defesa e mandou a bola para escanteio. Na cobrança, a bola passa por toda a zaga do Leão e Lucas Mendes erra a cabeçada de dentro da pequena área do Avaí.
O Avaí chegou pela primeira vez ao gol do Coritiba aos 18 minutos. Uendel driblou Rafinha, e, pela esquerda, na linha de fundo, cruzou rasteiro, a zaga do Coritiba mandou a bola para escanteio.
A partir dos 24 minutos, as jogadas perigosas do Coritiba passaram todas pelos pés do meia Marcos Aurélio. O camisa 10 cruzou pela direita e Ariel desviou, o goleiro Zé Carlos se esticou e fez uma grande defesa á sua direita.
Aos 31, Andrade cobrou falta com muita
força, o goleiro Zé Carlos fez mais uma grande defesa no canto esquerdo para o
Leão.
Nos dois últimos lances do primeiro tempo o Coxa quase chegou ao seu gol. Marcos Aurélio lançou para Fabinho Capixaba, o goleiro Zé Carlos se antecipou e faz a defesa antes de ela chegar no lateral do Coxa. Aos 46 minutos, mais uma vez pela direita, Marcos Aurélio cruzou pela direita, Rafael escorregou e a bola sobrou para Renatinho, o meia chuta forte, a bola desviou na zaga e quase marcou o primeiro do Coritiba no Couto Pereira.
Segundo tempo
O Avaí voltou para a segunda etapa com uma substituição e uma importante mudança de postura na partida. Com a saída do zagueiro Emerson Nunes e a entrada do atacante Leonardo, o time ficou mais ofensivo e passou a dar mais trabalho para a defesa do Coxa.
Mesmo com a postura mais ofensiva, quem chegou primeiro com perigo foi o Coritiba. Aos cinco minutos, Ariel tocou de calcanhar para Rafinha, que da entrada da área chutou forte, a bola passou muito perto, à
esquerda do gol de Zé Carlos.
A resposta do Leão veio
no minuto seguinte. O lateral Uendel chegou até a linha de fundo e cruzou pela esquerda, a zaga mandou a bola para escanteio antes de ela chegar em Vandinho.
Aos 10 minutos, Patric deixou Vandinho na cara de Edson Bastos, o atacante chutou mal, de bico, e mandou a bola longe do gol de Edson Bastos.
Melhor em campo, o Avaí assustou o goleiro Edson Bastos aos 15 minutos. O volante Batista chutou rasteiro de fora da área, o goleiro adversário se esticou e mandou a bola para escanteio.
O gol do Leão saiu dos pés de Caio. Aos 23 minutos, Leonardo lançou para Uendel, que cruzou pela esquerda, Vandinho dividiu com Edson Bastos e a bola sobrou para Caio, que chutou de dentro da área e abriu o placar no Couto Pereira.
Após o gol, o Avaí, apesar de se posicionar um pouco mais na defesa não deu chances para o Coritiba chegar com perigo ao gol de Zé Carlos.
O técnico Ney Franco, tentando virar a partida para se classificar
tirou dois jogadores mais defensivos e colocou o time no
ataque.
Aos 30 minutos, o atacante Ariel, de cabeça, acertou a trave do goleiro Zé Carlos, que reclamou com a zaga avaiana, principalmente do zagueiro Rafael. A discussão foi tão ríspida que o goleiro avaiano recebeu o cartão amarelo.
Mesmo sem ter chances claras de gol, o Coritiba estava com uma posse de bola muito grande, sempre rodeando a zaga do Leão e mandando a bola para dentro da área para o atacante Ariel. Aos 42 minutos, Rafinha recebeu grande lançamento e chutou cara a cara com Zé Carlos, a bola passou pelo goleiro, bateu no zagueiro Gabriel e saiu para escanteio.
A chance de matar o jogo e ratificar a classificação esteve nos pés de Vandinho. Aos 43 minutos, o atacante desarmou o zagueiro adversário mas não teve condições físicas de concluir na frente do goleiro Edson Bastos.
>>> Veja o
pênalti perdido pelo Coritiba pelo site da RBS TV
Quando a classificação parecia assegurada, um pênalti, aos 47 minutos quase coloca a passagem para as oitavas em risco. Rafael ergueu muito o pé e acertou o atacante Bill, o árbitro Sandro Meira Ricci, em cima do lance marcou a penalidade.
Marcos Aurélio cobrou à direita de Zé Carlos e a bola acertou a trave. O lance decretou a classificação do Leão para as oitavas na Copa do Brasil.
Ficha técnica
Coritiba ( 0 )
Edson Bastos; Fabinho Capixaba (Rodrigo), Demerson, Lucas Mendes, Triguinho (Bill); Andrade (Tiago), Leandro Donizetti, Rafinha, Marcos Aurélio; Renatinho e Ariel.
Técnico: Ney Franco
Avaí ( 1 )
Zé Carlos; Emerson Nunes (Leonardo), Rafael, Emerson; Patric, Batista, Rudnei (Marcinho Guerreiro), Caio, Uendel; Sávio (Gabriel) e
Vandinho
Técnico: Péricles Chamusca
Gols: Caio, aos 23 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos:
Rudnei, Zé Carlos e Marcinho Guerreiro (A), Rafinha e Ariel (C)
Arbitragem: Sandro Meira Ricci, auxiliado por Evandro Gomes Ferreira e Luciano Benevides de Sousa
Local: Couto Pereira, Curitiba
Público: 8.748
Renda: R$ 110.675