| 30/03/2010 10h54min
Em quinto lugar no Grupo 11, o Inter chega à última rodada da primeira fase da Taça Fábio Koff fora da zona de classificação às quartas de final. Tudo bem que o foco é a Libertadores, mas a situação no Gauchão se complicou. A sorte é que o último jogo é contra um adversário direto na disputa por vaga. Se vencer o Universidade às 16h de domingo, estará classificado. Resta ver se em qual posição. Isto é o que definirá as chances de Gre-Nal.
Com o Grêmio garantido em primeiro lugar no Grupo 10, o regulamento estabelece os cruzamentos desta forma:
Inter em quarto: Gre-Nal nas quartas de final
Inter em terceiro: Gre-Nal só na final
Inter em segundo: Gre-Nal só na semifinal
Se o Inter empatar domingo, precisará que o Pelotas perca para o São José, também em Porto Alegre, para se classificar. Esta seria a uma combinação possível para dar Gre-Nal logo nas quartas de final, como é o desejo do Inter. Porém, é uma possibilidade arriscada.
Empate com o Universidade e vitória do São José
sobre o Pelotas deixam o Universidade em terceiro, o Inter em quarto e o Pelotas em quinto. Se o Inter empatar, mas o Pelotas também empatar ou vencer, o time da Zona Sul se classifica em terceiro, o Universidade em quarto e o Inter é eliminado.
Aliás, se o time da zona sul do Estado surpreender e derrotar a boa equipe do Zequinha, existe outra chance de Gre-Nal: é só o Inter vencer por uma diferença de gols que não acabe com a vantagem do Pelotas no saldo de gols (0 contra -1).
Até com uma derrota, o Inter tem chance de se classificar, mas aí dependeria de uma combinação intrincada de resultados: o Pelotas teria que perder por uma diferença maior de gols, e o São Luiz e o Veranópolis não poderiam vencer seus jogos.
Bem mais provável é a chance de o Inter entrar em terceiro lugar e só enfrentar o Grêmio em uma eventual final. Se vencer o Universidade e o Pelotas não vencer o São José (ou mesmo se o Pelotas vencer, mas por dois gols de diferença a
menos), o time do Beira-Rio enfrenta
o Novo Hamburgo nas quartas de final. A chance de dar Gre-Nal na semifinal, temida pelo Inter por ser apenas três dias antes da partida contra o Emelec no Equador, é remotíssima. Para isso, o Inter precisa de uma combinação que o faça terminar a fase em segundo lugar.
Confira as possibilidades:
GRÊMIO X INTER
• Empate do Inter com derrota do Pelotas
• Vitória do Inter com vitória do Pelotas (desde que por placares que não façam o Inter passar o Pelotas nos critérios de desempate. Ex: Inter 1x0 Universidade e São José 0x1 Pelotas)
• Derrota do Inter com derrota do Pelotas por um placar maior, que o faça ficar atrás do Inter nos critérios (Ex: Inter 0x1 Universidade e São José 3x0 Pelotas), desde que São Luiz e Veranópolis não vençam
NOVO HAMBURGO X INTER (CHANCE DE GRE-NAL NA FINAL)
• Vitória do Inter com derrota ou empate do Pelotas (ou até vitória do Pelotas, se os placares
fizerem o Inter superar o Pelotas nos critérios. Ex: Inter 3x0
Universidade e São José 0x1 Pelotas)
INTER ELIMINADO
• Empate do Inter com empate ou vitória do Pelotas
• Derrota do Inter para o Universidade (desde que o Pelotas não perca por um placar que o faça ficar atrás nos critérios)
• Derrota do Inter para o Universidade com derrota de goleada do Pelotas, mas com vitória do São Luiz ou do Veranópolis
INTER SEGUNDO COLOCADO (CHANCE DE GRE-NAL NA SEMIFINAL)
• Combinação mais remota: o Pelotas precisa vencer o São José por alguns gols de diferença e o Inter precisa golear o Universidade por um placar que o faça ultrapassar os dois nos critérios. Ex: Inter 5x0 Universidade e São José 0x3 Pelotas. Assim, ficariam os três com 11 pontos: o Inter com saldo 4, e São José e Pelotas com saldo 3
Os cruzamentos das próximas fases:
QUARTAS DE FINAL
CHAVE 12 - 1º Chave 10 x 4º Chave 11
CHAVE 13 - 2º Chave 11 x 3º
Chave 10
CHAVE 14 - 2º Chave 10 x 3º Chave 11
CHAVE 15 - 1º Chave 11 x 4º Chave 10
SEMIFINAL
CHAVE 16 - 1º Chave 12 x 1º Chave 13
CHAVE 17 - 1º Chave 14 x 1º Chave 15
FINAL
CHAVE 18 - 1º Chave 16 x 1º Chave 17
Inter e Grêmio podem se enfrentar nas quartas, na semifinal ou na final, caso cheguem até lá
Foto:
Fernando Gomes