| 29/03/2010 19h17min
Um joinvilense de 19 anos ficou mais perto de alcançar uma vaga na octogenária equipe dos Harlem Globetrotters, o time de basquete mais famoso do mundo. Eduardo Lipinski é um dos dez finalistas do concurso que vai selecionar um brasileiro para assinar um contrato de um ano com os Globetrotters. A disputa continua durante o mês de abril e termina com a seleção final no programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo.
Eduardo já chegou a desistir do basquete para enfrentar o mercado de trabalho, mas nunca conseguiu deixar as quadras. Ele começou a treinar aos 11 anos, na equipe do Colégio Elias Moreira. Passou pelo Colégio Estadual Dom Pio de Freitas e concluiu a educação com a bolsa de estudos oferecida pelo programa de esportes do Colégio Bom Jesus.
Para ele, as portas realmente se abriram com a chegada de Alberto Bial a Joinville, incentivando o basquete de rua. Com a liberdade para criar movimentos, o jogador encontrou seu lugar.
— Aos 16
anos, cheguei a fazer parte do time de base do
Joinville e ganhei bolsa para jogar pelo Bom Jesus, mas larguei tudo para trabalhar —, conta Dude, apelido de Eduardo nas quadras.
Não deu tempo do talento do joinvilense ficar escondido e logo ele voltou a jogar pelo Blackstar, time que ainda representa como armador. Foi quando ele descobriu o concurso que levaria um brasileiro para os Globetrotters.
— Sempre admirei os caras e quando eles jogaram aqui pela primeira vez virei fã. Mas nunca pensei que um dia teria chance de fazer parte da equipe —, revela.
Ele também não acreditava que estaria entre os dez selecionados no Brasil, mas depois de dois meses aperfeiçoando os malabarismos que sempre gostou de fazer, produziu três vídeos de um minuto com o amigo André Vidal para enviar para o concurso.
Em dois deles, Eduardo brinca com três bolas pelos pontos turísticos de Joinville e atravessa ruas do centro da cidade girando duas bolas de basquete. No terceiro, ele enfrenta
Jefferson Sobral, jogador da
Ciser/Araldite/Univille que foi o único brasileiro a participar da turnê do Harlem Globetrotters, em 2006 e 2007.
— Os concorrentes são bem fortes, por isso tenho treinado todos os dias e analisado o trabalho deles —, enfatiza.
Dude viaja para Londrina (PR) na semana que vem. Lá, ele ficará confinado com os outros candidatos no Acampamento Globetrotter. Passarão sete dias sendo analisados pelo treinador da equipe americana. Ao final de uma semana, apenas quatro sobrarão para participar da final, em 24 de abril. Um júri avaliará a performance de cada participante para eleger o globetrotter brasileiro 2010.
— Não sei que tipo de jogador estão procurando para integrar a equipe, mas estou me preparando para apresentar o que sei de melhor —, afirma.
O Harlem Globetrotters foram criados em 1927, em Chicago. Eles combinam os movimentos do basquete de rua com música e interação com o público, fazendo do jogo de basquete
um espetáculo.
Dude treina o equilíbrio diariamente para encarar o acampamento em Londrina na semana que vem
Foto:
Fabrizio Motta