| 24/03/2010 13h13min
O atacante Ramon não é mais jogador do Metropolitano. O atleta, que veio do Juventus, de Jaraguá do Sul, como reforço para a sequência da temporada, nem sequer vestiu a camisa do Verdão. Ele teve o contrato rescindido na última sexta-feira, dia 19, a pedido do médico do clube. Segundo o médico Josemar de Oliveira, o atleta sofre de displasia arritmogênica do ventrículo direito, doença cardíaca rara e incurável, que pode provocar morte súbita. Ela forma um tecido de gordura na fibra muscular do coração, provocando arritmias cardíacas.
Oliveira explicou que percebeu uma pequena arritmia nos exames do atleta, quando se apresentou ao clube, há cerca de três semanas. Por isso, pediu ao jogador que fizesse uma ressonância magnética cardíaca para averiguar melhor a condição.
— Mas ele não apareceu — contou.
Preocupado com a saúde de Ramon, na última quinta-feira o médico despachou um documento à direção do clube vetando a contratação do atleta e a
participação dele em quaisquer atividades
físicas no Metropolitano.
— Não se pode prever uma morte súbita. Pode-se evitá-la. Não quero mal a ninguém, pelo contrário, minha função é preservar vidas. Espero que ele (Ramon) compreenda isso — comentou.
De acordo com o médico, essa patologia é uma das maiores causadoras de mortes súbitas no mundo. Conforme Oliveira, anualmente, 500 pessoas com menos de 30 anos morrem subitamente por causa da doença.
O gerente de Futebol do Metrô, Viton, diz que a direção atendeu à solicitação do médico, embora exames que o atleta fez na Itália apontem que ele já estaria curado. Oliveira, por sua vez, desconsidera os resultados dos exames.
Problema havia sido descoberto no Figueirense
O problema não é uma novidade para Ramon. Na passagem pelo Figueirense, entre 2007 e 2009, Ramon já havia sido alertado da deficiência pelo departamento médico do clube. Ainda assim, seguiu no futebol profissional. O
último clube que defendeu foi o Juventus, onde marcou quatro gols em nove
jogos neste Catarinense. Como não podia vestir a camisa do Verdão no Estadual — por já ter atuado por outro clube —, vinha sendo negociado. O Bahia, que disputa a Série B do Brasileiro, sinalizou interesse pelo jogador.
O Santa tentou entrar em contato com Ramon por diversas vezes e até deixou recado na caixa postal, mas até o fechamento desta edição o celular do jogador estava desligado e ele não retornou às ligações.