| 22/03/2010 18h28min
Uma snowboarder, três surfistas e uma skatista, todas brasileiras, embarcam nesta terça para uma viagem a Utah (EUA), onde praticarão snowboard na estação de ski de Park City. A iniciativa é da revista Ehlas, parceira do clicEsportes e especializada em esportes radicais femininos. O veículo enviará dois câmeras e dois fotógrafos para registrar os momentos. E o site da revista acompanhará toda a viagem, que durará seis dias.
Acompanhe a viagem no site da Ehlas
O clicEsportes conversou com três das cinco meninas que participarão do evento: a skatista Karen Jonz, a jovem surfista Chloe Calmon e a praticante de wakeboard e kite surf Marcella Witt. E a expectativa das três não poderia ser melhor.
Karen Jonz: 'Só quero me divertir'
A skatista Karen Jonz é um exemplo de atleta mais conhecida no Exterior que no Brasil. Aos 24 anos, e praticando skate desde os 17, ela já conquistou dois títulos mundiais e a medalha de ouro no X-Games 2008 na modalidade vertical. Mas o currículo vitorioso não a deixa na obrigação de fazer um bom desempenho em Utah. Para ela, o mais importante é a união entre as praticantes do esporte de ação.
– Imagina! Minha única responsabilidade é me divertir ao máximo! Não é querer ser boa no esporte nem nada do tipo. Quero me divertir com as meninas, conhecer todo mundo, para mantermos contato depois. O legal no esporte radical no Brasil seria todos se unirem e fazerem as coisas juntos – disse a skatista, em entrevista por telefone ao clicEsportes.
Karen lembrou a primeira vez que subiu em uma prancha de snowboard, em uma viagem semelhante à da Ehlas, patrocinada pela marca de tênis norte-americana Osiris. Para ela, as garotas que ainda não tiveram esta experiência não terão grandes dificuldades. Afinal, todas praticam esportes radicais.
– No começo achei um pouco difícil. Na primeira vez que eu coloquei o snow na neve, falei "não vai ter como ficar em pé neste negócio". Uma amiga me deu um toque, me ensinou como fazer, e eu fiquei em pé rapidinho – lembra.
Chloé Calmon: estreante na neve
Chloé Calmon é a grande revelação do longboard feminino nacional. Aos 16 anos, ela conquistou a última etapa do Brasileiro Profissional de 2009 e ainda conseguiu o patrocínio com uma das principais marcas do país. A expectativa para ir a Utah é grande, especialmente por um motivo: ela ainda não viu a neve.
– Estou muito anisosa, muito feliz por poder participar desta viagem. Será a minha primeira viagem sozinha, e eu nunca vi a neve. Sempre quis conhecer e terei esta oportunidade de fazer o ski e o snowboard.
Para a garota, praticar o snowboard será uma boa experiência, e servirá até para ela se aprimorar no surfe.
– O snowboard tem um pouco da vibe do surf, é como surfar na neve. É mais difícil, claro, mas eu conseguindo me dar bem no snowboard, vou poder me aprimorar no surfe – disse a garota ao clicEsportes.
Marcella Witt: o desafio do kite snow
A praticante de wakeboard e kite surf Marcella Witt terá um desafio ainda maior: praticar o kite snow. É uma mistura do snowboard com o esporte no qual uma pipa ajuda o surfista a pegar uma onda.
– Nunca fiz, mas vamos tentar fazer na viagem. Tomara que dê certo, porque (a neve) não é como água. Conheço um pessoal que já fez e me disse para tomar cuidado. Mas vai ser maneiro – diz a atleta, que, apesar dos pedidos de cautela, não esconde a empolgação.
– Estou animada, porque o snow é parecido com o wake, então juntar snow, kite e wake vai ser muito maneiro.
Ainda farão parte da excursão a surfista Claudia Gonçalves, top 15 no WQS, e a snowboarder Gabi Alves, que terá a missão de ensinar os segredos do esporte para as demais garotas.
CLICESPORTES