| 19/03/2010 12h02min
A disputa vai começar em Santa Maria (RS), cidade que recebe, neste sábado, a primeira edição do Desafio de Vôlei Banco do Brasil 2010. A partir das 20h, o ginásio do Farrezão receberá oito dos melhores atletas da modalidade no Brasil para um duelo que promete movimentar a cidade. A entrada é gratuita.
Lançado em 2009, o Desafio de Vôlei Banco do Brasil é, na verdade, uma partida envolvendo atletas do vôlei de praia e do indoor. No jogo, duas equipes com quatro componentes cada lutarão pela vitória em uma quadra de areia montada dentro do ginásio.
O confronto será um misto de regras e procedimentos do vôlei de quadra e do vôlei de praia. A bola utilizada será a do vôlei de praia e o tamanho da quadra será o mesmo de uma competição indoor. O jogo será disputado em melhor de cinco sets de 21 pontos. Caso haja empate, haverá um tiebreak de 15 pontos.
Uma das equipes será formada por quatro craques do vôlei de praia brasileiro: o vice-campeão olímpico Fábio Luiz, o bicampeão do Circuito Mundial Franco, o melhor jogador do mundo nas últimas duas temporadas Harley e o campeão mundial Pará.
– As equipes estão equilibradas e isso dá a certeza de um grande espetáculo. Do meu lado, terei o Harley, que é um excelente levantador, e a experiência do Franco e do Pará. Espero ajudá-los a vencer, mas o mais importante é tentar aprender um pouco com cada um deles e evoluir – disse Fábio Luiz.
A outra equipe conta com dois campeões olímpicos na quadra, Mauricio e Marcelo Negrão, que, reforçados atletas de vôlei de praia Billy e Jan, garantem o espetáculo no ginásio do Farrezão.
– Teremos um levantador especialista, que é o Mauricio. Se os outros três conseguirem cumprir bem a função de atacar, acredito que teremos uma vantagem. Como venho jogando vôlei de praia, acredito que não terei dificuldades, pois terei menos obrigação do que quando atuo com apenas um parceiro – avalia Marcelo.
Depois de Santa Maria, será a vez de Ribeirão Preto (SP) sediar o evento, no dia 15 de maio. As outras quatro etapas restantes são: Palmas (TO), em 31 de julho, Teresina (PI), em 21 de agosto , Belém (PA), em 02 de outubro, e Boa Vista (RR), em 03 de dezembro.