| 16/03/2010 11h22min
Palco da abertura e da final da Copa, o Estádio Soccer City receberá a primeira partida de futebol no dia 24 de março - os operários que trabalharam na obra jogarão no campo, com capacidade para cerca de 90 mil torcedores. Nesse dia, no entanto, o estádio, localizado no subúrbio de Soweto, será aberto para no máximo 20 mil pessoas.
Outros eventos ocorrerão no Soccer City antes do Mundial, provavelmente em maio. Um deles deve ser a final da Copa da África do Sul. O formato do estádio imita a cerâmica típica da região.
– Ele simboliza as pessoas que vêm junto, um caldeirão de culturas, compartilhando e passando ao redor da cabaça (utensílio) – destacou Bob Van Bebber, arquiteto idealizador do projeto.
– O Soccer City é uma maravilha de concepção e construção e todos os que veem o estádio dizem que está entre os melhores do mundo. O Green Point deve ter a configuração mais pitoresca de qualquer lugar e o Moses Mabhida, de Durban, com o seu magnífico arco e teleférico, transformou a paisagem da cidade para sempre – observou Danny Jordaan, presidente do Comitê Organizador da Copa.
O "Cidade do Futebol" foi o último a ter as obras concluídas. Os outros nove estádios estão prontos, faltando apenas pequenos detalhes. O Ellis Park recebeu gramado novo, assim como o Mbombela. O estádio de Nelspruit ganhou o tapete verde recentemente e contou com assessoria da Fifa para a escolha do tipo adequado de grama.
– Estará pronto para jogo em seis semanas e vamos esperar até a primeira semana de maio para fazermos o primeiro grande evento de teste no estádio – declarou Differ Mogale, coordenador da municipalidade de Mbombela.
Ellis Park, Royal Bafokeng, Free State e Loftus Versfeld foram usados na Copa das Confederações de 2009. Green Point, Peter Mokaba, Nelson Mandela Bay e Moses Mabhida já receberam eventos locais, tanto de rúgbi como de futebol. O Soccer City sedia o primeiro jogo em 24 de março e o Mbombela, de gramado novo, será inaugurado em maio.
CLICESPORTES