| 12/03/2010 15h02min
A Superliga Masculina de vôlei 09/10 terá mais um campeão olímpico em ação, mas não será dentro das quadras. Douglas Chiarotti, ex-meio de rede da seleção brasileira campeã nos Jogos Olímpicos de Barcelona/92, é o novo treinador do Minas e comandará a equipe pela primeira vez neste sábado, quando o time mineiro receberá a UCS, na Arena Vivo, em Belo Horizonte, às 17h.
Na última terça-feira, a diretoria do Minas divulgou a saída do técnico Marcos Miranda, que comandava o grupo desde o início da Superliga. Assistente técnico de Marcão, Douglas assumiu o time, e será o terceiro jogador campeão olímpico em Barcelona/92 a treinar uma equipe na Superliga. Os outros são Giovane, do Sesi-SP, e Talmo, do Montes Claros.
Na primeira conversa com o time, Douglas Chiarotti alertou para as cobranças que fará ao grupo.
– Conversei com todos os jogadores que mudaria muita coisa, não na equipe que está jogando, mas sim na cobrança com relação aos treinamentos e a postura deles dentro e fora de quadra. E todos aceitaram numa boa. Eles têm a consciência de que a vida de jogador de alto nível técnico é essa – conta o novo treinador, de 39 anos, nascido em Santo André.
O primeiro objetivo de Douglas à frente do Minas é conseguir a classificação para as quartas de final.
– Nessa reta final queremos marcar o maior número de pontos para conseguir a classificação. A partir dos play-offs, teremos outro campeonato. Tudo estará zerado. Vai ser um equilíbrio muito grande – ressalta.
Douglas Chiarotti é ex-atleta do Minas Tênis Clube. Foi bicampeão da Superliga defendendo as cores da equipe mineira nas temporadas 2000/01 e 01/02. Sua carreira de treinador começou em 2006, quando assumiu o time juvenil e passou a ser assistente técnico da equipe adulta.
No ano passado, conquistou foi campeão brasileiro no comando da seleção mineira juvenil.