| 28/02/2010 14h39min
Sem Alex, Nezinho e Mineiro, desqualificados pela arbitragem na partida da última rodada, o Universo/BRB/Financeira Brasília perdeu a segunda partida consecutiva no NBB. Dessa vez, o Palmeiras/Lupo/Araraquara superou o líder da competição por 95 a 90.
O Araraquara aproveitou a ausência dos três jogadores do adversário e se manteve na frente do placar durante todo o jogo. Com bons desempenhos do ala Luisinho, 20 pontos, e o pivô Deivisson, que marcou um duplo-duplo de 13 pontos e 11 rebotes, o time da casa não se intimidou com os 31 pontos de Guilherme Giovanonni e o time de Brasília.
O Flamengo encostou na liderança do campeonato, mantendo a segunda colocação, após vencer o Campos do Conde/Sercomtel/Londrina por 95 a 72. Essa foi a 13ª vitória do time carioca em 17 jogos na competição. O ala Jefferson foi o principal pontuador da partida com 26 pontos. O cestinha do NBB, Marcelinho, contribuiu com mais 21.
Atrás do rubro-negro aparece o Vivo/Franca, que venceu mais um adversário direto na classificação para os playoffs, o Pitágoras/Minas, por 76 a 66. Os duplos-duplos dos pivôs do Minas, Murilo (13 pontos e 17 rebotes) e Drudi (18 e 13) não foram suficientes para acabar com a festa do time da casa. Liderados pelo ala norte-americano Tony Stockman, cestinha do jogo com 26 pontos, o Franca chegou a 12 vitórias e cinco derrotas no NBB. O armador Helinho e o ala Márcio também foram destaques, marcando 19 e 17 pontos, respectivamente.
Chegando perto dos líderes do NBB está o Pinheiros/SKY, que neste domingo conquistou uma vitória sobre o Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV, por 91 a 80. Com o resultado, o time da capital de São Paulo chegou aos 52,9% de aproveitamento (9 vitórias em 17 jogos).
Outro time que avançou na classificação do campeonato foi o São José/Unimed/Vinac, que teve uma vitória importante neste domingo diante do Ciser/Araldite/Univille/Joinville, por 93 a 76. A equipe do interior paulista venceu seu oitavo dos 17 jogos que disputou. Os baixinhos do São José foram os destaques. O ala Matheus foi o cestinha com 25 pontos e o armador Fúlvio contribuiu com um duplo-duplo de 11 pontos e 17 assistências.
No jogo que fechou a quarta rodada do returno, o Guaraná Antártica/Vitória/Saldanha voltou a vencer no NBB após 10 partidas. Os capixabas estão na última colocação na tabela e venceram o penúltimo, Paulistano/Amil, por 91 a 85. Essa foi a terceira vitória do Saldanha em 17 jogos. O ala Roberto e o pivô cubano Amiel Vega foram os principais jogadores da equipe vencedora, marcando 24 e 22 pontos, respectivamente.
Confira os resultados da quarta rodada do segundo turno:
• Paulistano/Amil 85 x 91 Guaraná Antártica/Vitória/Saldanha
• Vivo/Franca 76 x 66 Pitágoras/Minas
• Palmeiras/Lupo/Araraquara 95 x 90 Universo/BRB/Financeira Brasília
• Pinheiros/SKY 91 x 80 Vila Velha/Cetaf/Garoto/UVV
• São José/Unimed/Vinac 93 x 76
Ciser/Araldite/Univille/Joinville
• Flamengo 95 x 72 Campos do
Conde/Sercomtel/Londrina