| 19/02/2010 17h10min
Em oito edições dos Jogos Sul-Americanos, o vôlei esteve presente apenas nas duas primeiras: em 1978, em La Paz, na Bolívia, e em 1982, em Rosario, na Argentina. Em 2010, depois de 28 anos, a modalidade está de volta à competição. Para o vôlei brasileiro – que não participou da primeira edição dos Jogos –, será a chance de buscar a inédita medalha de ouro. Em 82, a delegação verde-amarela ficou com a prata no masculino e no feminino.
A edição de 2010 dos Jogos Sul-Americanos serão realizados na cidade de Medellín, na Colômbia, entre os dias 19 e 30 de março. O torneio, que terá 31 modalidades, reunirá atletas de todo o continente e contará com a participação de países de América Central e Caribe. Ao todo, 15 nações disputarão o campeonato: Brasil, Argentina, Antilhas Holandesas, Aruba, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Panamá, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Técnico da seleção brasileira infanto-juvenil feminina de vôlei, Antonio Rizola, também estará à frente da equipe sub-23, convocada nessa quinta para a disputa dos Jogos.
Para a competição, o técnico Antonio Rizola convocou as seguintes para a seleção feminina: as levantadoras Rosane e Pri Heldes, as opostos Pati e Juliana, as ponteiras Natiele, Thays, Samara e Glauciele, as centrais Marjorie, Ana Beatriz e Andressa e a líbero Carla. Destas, as únicas que nunca vestiram a camisa verde-amarela são Juliana, Pati e Carla.
A delegação masculina que irá aos Jogos Sul-Americanos será comandada pelo técnico Percy Oncken. O treinador ainda não definiu os 12 atletas que irão para a Colômbia, mas levará uma equipe formada basicamente por jogadores da seleção infanto-juvenil. Além dos 17 atletas que já estavam treinando no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema, Oncken convocou dois jogadores um pouco mais experientes: o ponteiro Lucarelli e o meio de rede Pedro Reck, que integram a categoria juvenil.