| 25/01/2010 23h47min
O Brasil de Pelotas terminou bem a pré-temporada. Neste domingo, em Arroio Grande, o Xavante venceu o Cerâmica, de Gravataí, por 2 a 0. Os gols foram marcados por Hadson, cobrando falta, e Juninho, de pênalti.
Melhor na partida, foi o Xavante quem criou a primeira oportunidade de gol. Hadson fez boa jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para o interior da grande área. Kleyr dominou e ajeitou para Juninho, que bateu cruzado e quase abriu o marcador.
Após o lance o Cerâmica equilibrou as ações ofensivas, e chegou com perigo aos 35 minutos. Aguinaldo, cobrando falta da intermediária, acertou um chute muito forte, no ângulo, e Rodrigo Silva teve muito trabalho para evitar o gol.
Quando o primeiro tempo se encaminhava para um empate, Hadson teve uma chance de abrir o placar, e não desperdiçou. Já nos acréscimos do árbitro, o lateral-esquerdo cobrou falta com perfeição, da entrada da área. A bola inda bateu no travessão, antes de entrar:
1 a 0.
Na segunda etapa o Brasil começou pressionando com mais intensidade, e logo aos cinco minutos chegou com perigo à meta do Cerâmica. Wagner recebeu no bico da grande área, avançou e chutou no pé da trave.
Na jogada seguinte, o Xavante ampliou o placar em uma cobrança de pênalti. O lance começou com Cléber Gaúcho. O meio-campista rubro-negro invadiu a área e foi derrubado na hora do arremate. Na cobrança, Juninho definir o marcador no estádio Silvio Carlos Ferreira: Brasil 2 x 0 Cerâmica.