| 24/01/2010 13h15min
Sob o calor impiedoso de um jogo às 11h no verão, Porto Alegre e Caxias protagonizaram uma chuva de gols neste domingo, no Complexo Esportivo da Ulbra, em Canoas. Depois de estar perdendo por 4 a 2, o Caxias virou e ganhou de forma espetacular por 5 a 4, no melhor jogo do Gauchão 2010 até agora.
Logo aos 3 minutos, um corta-luz inteligente de Adão encontrou Thiago na grande área. O meia chutou, Ricardo defendeu e Hyantony conferiu o rebote: Porto Alegre 1 a 0. Aos seis, Everton aproveitou vacilo da zaga e empatou. O Caxias ainda comemorava quando Cristiano, livre pela esquerda, cruzou na cabeça do iluminado Hyantony, que cabeceou no canto: 2 a 1.
De novo, a resposta foi rápida. O goleiro Marasca espalmou para a frente a bomba de Itaqui e Cristian Borja conferiu o rebote. Em 12 minutos, 2 a 2. Quando o Caxias começava a ditar um ritmo mais lento ao jogo, o Porto Alegre voltou a passar à frente. Hyantony, na pequena área, aproveitou mais um cochilo da zaga grená e fez o
terceiro dele na
partida. Aos 37, o time da Capital ampliou com o veterano Adão, na cobrança de pênalti sofrido por Carlos Alberto.
No segundo tempo, o Caxias reprisou o toque de bola envolvente das partidas contra Inter-SM e Grêmio e tomou conta do jogo. A virada começou com um golaço de Tiago Saletti, num chute de primeira, com o pé esquerdo, do bico da grande área, aos 3 minutos. Aos 18, Everton fez grande jogada e deixou Borja na cara do gol. O colombiano bateu de esquerda, cruzado, e empatou.
Três minutos depois, após bela troca de passes na área, Marcelo Costa fez o quinto. A partir daí, contra um Porto Alegre visivelmente cansado, o Caxias administrou sua primeira vitória no Gauchão.
E que vitória.