| 23/01/2010 22h16min
O América conquistou na noite deste sábado a primeira vitória na Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca. Fora de casa, o time alvirrubro derrotou o Macaé por 3 a 2. A relação entre o treinador Bebeto e o manager Romário é a melhor possível, tanto que mesmo longe de seus domínios, o baixinho acompanhou pessoalmente o confronto.
Pressionados diante o histórico ruim na competição, os dois times fizeram um início de jogo cheio de alternativas no ataque. Mais presente no campo do adversário, o Macaé chegou com perigo aos nove minutos, em cabeçada de Gedeil rente ao gol e aos 12, em subida perigosa de Anderson. Porém, deixou espaços na defesa e o América foi efetivo. Gérson aproveitou o cochilo da zaga macaense e tocou em velocidade para Daniel Morais, que fez 1 a 0, com 24 minutos.
Quatro minutos depois, um susto tomou conta dos jogadores. O lateral-direito Fred, do time da casa, levou a pior em uma forte dividida e saiu de campo com dores nas costas.
Desorganizado em campo, o Macaé saiu sem controle em busca do empate e foi surpreendido. Aos 40, Gérson recebeu sozinho na área após bonita jogada de corpo feita por Claudemir e mandou para as redes. O Macaé pressionou, mas abriu a guarda e, disperso, recebeu o golpe.
Na segunda etapa, o Macaé continuou a sufocar e assim como nos primeiros 45 minutos, abriu a guarda e recebeu o castigo. Aos 13 minutos, Daniel Morais lutou bravamente para não deixar a bola sair e foi premiado com um gol de muita raça, após passe de Adriano.
Parecia ser tarde demais, mas o Macaé reagiu. Dois minutos depois, André Gomes bateu falta com muita categoria e descontou. Na empolgação, o time da casa ainda fez o segundo, em pênalti batido com categoria também por André Gomes.
Com o time aparentemente perdido no gramado, o torcedor do América só ficou mais aliviado quando os dois atacantes do Macaé, Anderson e Fernandão, foram diretamente expulsos, respectivamente por reclamação e entrada violenta. Além dos três pontos, o resultado certamente dá muita moral aos comandados de Bebeto.
LANCEPRESS