| 23/01/2010 21h39min
Na noite deste sábado, o São Paulo venceu o Rio Claro por 3 a 0, no Morumbi, e conseguiu, enfim, a primeira vitória no Campeonato Paulista. Depois de perder para a Portuguesa e empatar com o Mirassol, o Tricolor não vacilou em casa e agravou a crítica situação do lanterna Rio Claro. Hernanes, Washington e o destaque da partida, Rogério Ceni, fizeram os gols tricolores.
O São Paulo começou dominando, mas suas ações estavam muito aquém do esperado para uma equipe que ainda não tinha vencido no Paulistão. E esta apatia quase foi castigada logo aos seis minutos de jogo. Em uma bobeada da zaga tricolor, o centroavante Osni ganhou no alto de Miranda e cabeceou para o gol. Rogério Ceni, à queima roupa, salvou a equipe da casa.
Quando o São Paulo começava a pressionar em busca de abrir o placar, a defesa do Rio Claro se descuidou: erro fatalmente punido. O centroavante Washington dominou no meio de campo, viu bem a passagem do volante Hernanes e deu belo passe. O camisa 10 dominou livre, entrou na área e apenas tocou na saída do goleiro: 1 a 0.
No segundo tempo, esperava-se um São Paulo agressivo, mas não foi o que aconteceu. O Tricolor voltou do vestiário com a mesma apatia apresentada na primeira etapa. Entretanto, dada a fragilidade do adversário, não demorou muito para o Sampa ampliar.
Aos 10 minutos, em cruzamento de Marcelinho Paraíba na grande área, a bola desviou na zaga do Rio Claro e chegou na cabeça de Washington. O centroavante só teve o trabalho de empurrar para o gol e marcar o seu segundo no Paulista.
O placar fez com que o São Paulo relaxasse ainda mais na partida. Nem mesmo a expulsão do lateral-direito Adrián González ajudou o Rio Claro em suas ações. Mesmo assim, o técnico Ricardo Gomes preferiu colocar o zagueiro Xandão no lugar de Léo Lima e adotar novamente o esquema 3-5-2.
A partir daí, mesmo com um a menos, o São Paulo, melhorou, parou de sofrer pressão da equipe do interior paulista e começou a agredir mais. Washington, inclusive, chegou a perder algumas chances de aumentar o placar para o Sampa.
Aos 44 minutos, o volante Hernanes fez boa jogada dentro da área e sofreu pênalti. Depois de perder uma penalidade na estreia contra a Portuguesa, Rogério Ceni marcou o terceiro gol são-paulino e fechou o placar em 3 a 0.
LANCEPRESS