| 21/01/2010 21h31min
O Grêmio de 2010 está se tornando um especialista em virar partidas no Gauchão. Assim como ocorreu na estreia contra o Pelotas, a equipe comandada por Silas saiu perdendo para o Caxias, em jogo válido pela segunda rodada do regional, mas conseguiu a vitória de 3 a 2, na noite desta quinta-feira, no Estádio Olímpico.
O time da Serra saiu ganhando com um gol de Marcelo Costa. Ainda na primeira etapa, Borges empatou. Anderson Bill, contra, colocou o Grêmio em vantagem. Everton ainda conseguiu igualar para o Caxias, mas Jonas colocou números finais no placar para o Tricolor.
Com a vitória, o Grêmio chegou aos 40 jogos de invencibilidade dentro do Estádio Olímpico. São 30 vitórias e 10 empates diante da torcida, que não vê a equipe sair derrotada desde o Brasileirão de 2008, quando o time perdeu para o Goiás por 2 a 1.
O Tricolor lidera o Grupo 1 da Taça Fernando Carvalho, com seis pontos ganhos em duas partidas pelo Gauchão e 100% de aproveitamento.
O jogo
Ao contrário do que se especulava antes da partida, o Grêmio entrou em campo no 4-4-2. Ferdinando ocupou a lateral-direita. Souza ficou um pouco mais recuado ajudando Adilson na marcação, com Hugo e Leandro um pouco mais na frente. Jonas e Borges formaram a dupla de ataque.
Souza começou a partida elétrico. O meia foi o responsável pelas melhores jogadas do Tricolor e mostrava preocupação com o sistema defensivo. Mas a zaga do Grêmio bateu cabeça aos 14 minutos e permitiu que o Caxias abrisse o placar. Fábio Santos e Réver se atrapalharam, Cristian Borja ficou com a bola e rolou para Marcelo Costa empurrar para o fundo da meta gremista: 1 a 0.
A reação do time da casa não demorou. Aos 19 minutos, Souza cobrou falta com precisão na cabeça de Jonas. O goleador da equipe na temporada passada acertou a trave, mas, no rebote, Borges decretou a igualdade: 1 a 1. Foi o segundo gol do jogador no Gauchão e o primeiro no Estádio Olímpico.
Aos 30, depois de uma bela jogada de Jonas, Hugo cabeceou por cima, com o gol escancarado à frente. O time da Serra ainda assustou com Everton, que recebeu na cara de Victor, completando 27 anos nesta quinta, e chutou para fora aos 32 minutos.
2º tempo
Com apenas um homem com características defensivas à frente da área, o técnico Silas pediu no intervalo que a equipe tricolor tomasse cuidado com os contragolpes do adversário.
O recomeço da partida não foi como Silas esperava. Bem postado na defesa, o Caxias impedia os avanços do time de Porto Alegre.
Aos sete minutos do segundo tempo, Fábio Santos, que era vaiado pela torcida, deu lugar a Lucio. O treinador pediu que o lateral buscasse o apoio sempre que tivesse oportunidade.
Mas o segundo gol do Grêmio saiu pelo lado direito. Aos 16 minutos, Jonas invadiu a área e cruzou forte. Anderson Bill tentou afastar e colocou a bola para dentro: 2 a 1.
O Caxias surpreendeu mais uma vez logo em seguida. Everton dominou na entrada da área e chutou com imensa categoria, no canto de Victor: 2 a 2.
A mudança feita por Silas logo no início do segundo tempo surtiu efeito aos 24 minutos. O lateral-esquerdo Lucio fez um cruzamento perfeito, na cabeça de Jonas. Ele não perdoou o goleiro Ricardo e enfiou a testa na bola para fazer o terceiro do Tricolor: 3 a 2.
Precavido, Silas colocou mais um homem de marcação no meio-campo logo depois do terceiro gol gremista. O volante Tulio entrou no lugar de Hugo. Depois, fechou ainda mais o meio colocando Maylson na vaga de Jonas. Com as alterações, Leandro terminou a partida no ataque, ao lado de Borges.
Já nos descontos, um lance polêmico. Souza pegou uma bola pela esquerda e bateu. Ela pegou em Tiago Saletti, que se atrapalhou todo e afastou quando os jogadores do Grêmio já comemoravam. Os gremistas pediram gol, mas o juiz não confirmou e encerrou o jogo com o placar de 3 a 2 para o Tricolor.
CLICESPORTESGAUCHÃO, 2ª RODADA, 21/10/2001 | |
Gols: no primeiro tempo, Marcelo Costa (C), aos 19 minutos e Borges (G), aos 27. No segundo, Anderson Bill, contra, (G), aos 15 minutos, Everton, (C), aos 22 e Jonas (G), aos 23. Cartões amarelos: Cristian Borja, Ricardo, Marcelo Costa, Marcos Rogério, Tiago Saletti (C), Adilson, Lúcio (G) Arbitragem: Carlos Simon, auxiliado por Marcelo Barison e Alduíno Mocelin. Renda: R$ 323.644,50. Público: 15.230 (13.431 pagantes) Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre |
|
GRÊMIO 3 | CAXIAS 2 |
---|---|
Victor; Ferdinando, Réver, Rafael Marques e Fábio Santos (Lúcio, 7 min do 2º); Adilson, Souza, Hugo (Tulio, 25min do 2º) e Leandro; Jonas (Maylson, 34 min do 2º) e Borges | Ricardo; Alisson, Anderson Bill, Tiago Saletti e Ismael (Caçapa, 25min do 2º); Marcos Rogério (Mauro, 36 min do 2º), Itaqui, Lê (Edenilson, 29min do 2º) e Marcelo Costa; Everton e Cristian Borja |
Técnico: Silas | Técnico: Julinho Camargo |