| 16/01/2010 19h40min
Não foi a estreia dos sonhos da torcida, mas o Vasco da Gama começou bem o Campeonato Carioca de 2010. Jogando em São Januário, o time da Colina venceu o Tigres por 1 a 0, gol de Fagner, e obteve seus primeiros três pontos na luta para conseguir uma conquista que não vem desde 2003.
Logo no primeiro minuto, Oziel cruzou bem e Gilcimar perdeu boa chance para o Tigres. O adversário se aproveitava e dava sustos na torcida cruzmaltina, que só não viu seu time sofer um gol aos oito minutos da etapa inicial devido à uma boa intervenção do goleiro Fernando Prass, que teve reflexo para defender uma bela cabeçada de Danilo Santos.
O que já estava dificil ficou ainda mais árduo para o Vasco após Rodrigo Pimpão ser expulso com apenas 33 minutos do primeiro tempo. O atacante, que havia recebido amarelo no primeiro minuto do jogo, entrou duro em cima do adversário e não obteve perdão do árbitro. Só que o futebol tem como principal caracteristica a imprevisibilidade e alguns minutos após a expulsão de Pimpão, foi o Vasco abriu o placar. Aos 38, Fagner cobrou falta da intermediária sem pretensão, o goleiro do Tigres saiu muito mal e foi encoberto.
O gol tranquilizou o Vasco, que passou a jogar melhor e ficou ainda mais calmo após a expulsão de Celico, que igualou o número de jogadores das duas equipes e aumentou os espaços no campo. Dodô ainda deu o ar da graça no fim da primeira etapa após limpar um adversário e bater firme para boa defesa de Marcos Paulo.
A segunda etapa começou com o Vasco em cima do Tigres. Logo com um minuto, Carlos Alberto arrematou rasteiro e obrigou o goleiro a fazer boa defesa. Em seguida, Dodô quase marcou de cabeça. Com a vantagem no placar, o time cruzmaltino passou a ditar o ritmo da partida, ajudado também pela queda no ânimo do adversário. As chances de gol surgiam naturalmente para o Vasco. O cabeça-de-área Jumar quase marcou um golaço, após driblar dois adversários e tocar para fora na saída do goleiro Marcos Paulo.
A jogada mais incrível do segundo tempo saiu, mais uma vez, dos pés de Fágner. O jogador cruzmaltino recebeu na quina da grande área e bateu rasteiro, a bola bateu na trave, correu em cima da linha e por puro capricho não entrou, levando a torcida a loucura. Sem a mesma força do primeiro tempo, o Tigres tentou e vão o empate,mas esbarrou na segurança da defesa vascaína. O atacante Caique, que substituiu Dodo no fim da partida, ainda teve uma boa chance nos acréscimos, mas desperdiçou.
Aos 51 minutos, no último lance do jogo, uma polêmica e um susto. Após cobrança de falta, o Tigres marcou, mas o gol foi anulado.
LANCEPRESS