| 14/01/2010 15h00min
Não faltou luta e disposição para o Basquete de Joinville na estréia do grupo C da Liga das Américas, nesta quarta-feira, em Xalapa, no México. Sem se intimidar diante do Obras Sanitarias, da Argentina, a Ciser/Araldite/Univille brigou ponto a ponto pela vitória, mas acabou derrotada na prorrogação. A diferença foi mínima, de apenas um ponto: 72 a 71. O tempo regulamentar terminou empatado em 65 a 65.
A partida foi marcada pela forte defesa das duas equipes. Desta forma, a principal arma da partida, em boa parte do tempo, foi a bola de longa distância. As equipes se alternaram na liderança do placar por quase todo o confronto. O melhor momento do Joinville no jogo foi no terceiro quarto, quando André Góes, inspirado, contribuiu na abertura de 10 pontos de vantagem.
No período final, no entanto, as ações se equilibraram novamente. Na metade do último quarto, a Ciser/Araldite/Univille perdeu peça importante. O ala Jefferson Sobral cometeu a quinta falta e foi
excluído. Mesma situação que
ocorreria com o pivô Tiagão, depois de passado apenas um minuto da prorrogação.
Jogando com raça, Joinville tentou marcar bolas de três pontos nos segundos finais tanto do último quarto quando da prorrogação. Nas duas ocasiões, porém, Manteguinha esteve bem marcado e não conseguiu o melhor posicionamento para o arremesso. O armador do Joinville foi o cestinha do jogo com 19 pontos. Individualmente, Shilton também se destacou, com 14 rebotes.
Nesta quinta-feira, à meia-noite (horário de Brasília), o adversário é o Halcones Xalapa (MEX), do México. O SporTV transmite o jogo ao vivo. Na rodada de abertura, o Xalapa bateu o Malvin, do Uruguai, por 93 a 66.
Ficha do jogo
Ciser/Araldite/Univille 71 x 72 Obras Sanitarias (ARG)
Horário: 22 horas (horário de Brasília)
Local: Xalapa, Vera Cruz, México
Placar dos quartos:
1° quarto: 14 a
15
2° quarto: 21 a 20
3° quarto: 18 a 10
4° quarto: 12 a 20
Prorrogação: 6 a 7
Pontuação:
Manteguinha: 19
Tiagão: 10
Audrei: 5
Sobral: 12
André: 14
João Victor: 3
Espiga: 3
Shilton: 5