| 12/01/2010 18h05min
A data de 15 de janeiro de 2009 está marcada para sempre na história do Brasil de Pelotas. Foi nesse dia que o ônibus da delegação Xavante não venceu uma curva na BR-392 e despencou em um barranco de quase 40 metros.
Mesmo em um momento tão delicado, o clube conseguiu honrar com todas as consequências e os compromissos. Por isso, o Xavante lançou uma campanha “O que dia que superamos” para eternizar a data.
O acidente terminou com inúmeros feridos e três mortos – o treinador de goleiros, Giovani Guimarães, o zagueiro prata da casa, Régis Gouveia; e o ídolo máximo da torcida rubro-negra, o atacante uruguaio Cláudio Milar. Para completar, a tragédia ainda culminou com um inevitável rebaixamento para a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho.
A campanha para consolidar a data começou no início dessa semana com a veiculação de VT’s e spots institucionais nas emissoras locais, e anúncios em jornais da região. A finalidade da ação é atingir a todos que se mobilizaram com o acidente, sendo torcedores Xavantes, ou não, para que cada pessoa vista pelo menos uma peça de roupa vermelha ou preta na próxima sexta-feira, 15 de janeiro.
No mesmo dia está marcada uma missa especial para recordar a passagem de um ano do acidente. A cerimônia vai começar às 11h, na Catedral São Francisco de Paulo, no centro de Pelotas, e terá um protocolo especial de discursos e homenagens.